No fim da manhã, quatro internos foram recapturados. Eles estavam junto com outras duas pessoas que dariam fuga aos adolescentes no bairro Areinha, em Viana.
Em 14 de agosto houve uma tentativa de fuga em massa da unidade. Na ocasião, um dos adolescentes conseguiu evadir. No momento da tentativa de fuga, a unidade tinha 117 adolescentes, em local com capacidade para 60.
Vinte e quatro adolescentes praticavam atividade física na quadra da unidade, supervisionados por dez agentes socioeducativos. Os adolescentes se valeram do baixo número de agentes e correram em direção à saída, em uma manobra conhecida como “cavalo doido”. Os agentes socioeducativos conseguiram deter 22 adolescentes, mas um deles fugiu.
Já no mês de junho, os Unip I já haviam se rebelado e destruído parte da unidade. Na ocasião, eles tomaram quatro blocos da unidade, que tinha 115 adolescentes.
Embora a Unip I seja destinada apenas a adolescentes em internação provisória, 80% dos internos estão em regime de internação e deveriam estar em outras unidades em cumprimento de medida socioeducativa.