sexta-feira, novembro 22, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Moradores fazem nova mobilização em defesa da Lagoa Encantada

“Você sabia que a o Vale Encantado possui uma grande área verde, repleta de matos e lagoas? A Área de Preservação Permanente (APP) Lagoa Encantada possui 1.194.804,85 m² e é formada por fragmentos de Mata Atlântica, restinga e manguezal com mirantes, morros e lagoas ricos em diversidade de plantas e animais. Lutamos pela criação do Parque Lagoa Encantada e convidamos você a também participar desta causa”. 
 
É com esta chamada que o Coletivo Mudando o Cenário e o Fórum Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Desea) convocam a população para participar do evento “Caminhado e Plantando”, que será realizado nestes sábado e domingo (19 e 20), na Praça do Vale Encantado, em Vila Velha. 
 
No sábado, a programação começa às 16 horas, com música, poesia, exposição fotográfica e exibição do filme “Perto da Minha Casa”, de Carol Covre e Diogo Locatelli, que tem a região como cenário. Já no domingo, haverá caminhada ecológica e plantio coletivo de árvore, com início às 8 horas. 
 
As atividades são mais uma etapa da mobilização que moradores e entidades têm realizado em defesa da Lagoa Encantada e da região dos alagados do Vale Encantado, que tem área de seis milhões de metros quadrados (600 hectares).
 
Embora rica em biodiversidade e com registro de espécies em extinção e endêmicas (só ocorrem nesta região), a área tem sido alvo constante de destruição. 
 
Somente na última agressão registrada na Lagoa Encantada, em agosto último, e denunciada ao Ministério Público Estadual (MPES), foi devastado pelo menos um hectare do morro do Caracará. Além de retirar a mata atlântica, os predadores retiram a terra, possivelmente para aterrar os alagados. Os moradores reivindicam que a área seja reflorestada, com compensação ambiental pelo dano causado. 
 
A Lagoa Encantada tem área de 1.194.804,85 m² e localiza-se no sudoeste do entroncamento das rodovias Carlos Lindenberg e Darly Santos, no bairro Vale Encantado, Vila Velha. Há fragmentos de mata atlântica, manguezal e corpos hídricos, como a nascente do rio Aribiri. Toda a região deveria ser um parque, como defendem os moradores. 
 
A área protege os moradores do município, pois contém as águas das chuvas que descem tanto pelo Rio Jucu, como do Rio Marinho. 
 
À frente desta luta está o Fórum de Desenvolvimento Social e Ambiental do Grande Vale Encantado (Desea), criado há quatro anos e que atua em articulação com o Fórum Popular em Defesa de Vila Velha. 

Mais Lidas