A Orquestra Ouro Preto, vencedora do Prêmio da Música Brasileira, realiza apresentação gratuita em Vitória nesta segunda-feira (21). Com regência do Maestro Rodrigo Toffolo, o concerto será às 20h, no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha. A apresentação encerra turnê nacional. É preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento.
No concerto, a Orquestra Ouro Preto brinda o público com repertório fortemente inspirado na efervescência cultural do continente americano, com obras que compreendem o universo sonoro da música brasileira, portenha e norte americana.
A apresentação conta com a participação do bandoneonista argentino, radicado no Brasil, Rufo Herrera, que narra a história do Tango, das milongas ao nuevo tango de Astor Piazzolla, passando pelos tangos tradicionais que fazem parte da memória coletiva mundial. Destaque também para Dobrado Dois Corações e Marcha Fúnebre Virgínia, obras que referenciam as tradicionais bandas de música de Minas Gerais.
Flertando com outras paisagens sonoras, o grupo executa Suíte Americana, peça em três movimentos, composta por obras do repertório estadunidense, homenageando o Jazz, o Negro Spiritual e o compositor George Gershwin. “No concerto, vamos mostrar um pequeno recorte do que foi e o que está sendo produzido no continente americano em termos de música de concerto, procurando reafirmar nosso compromisso com a diversidade e riqueza dessas expressões artísticas”, comenta o Maestro Rodrigo Toffolo.
A Orquestra Ouro Preto foi criada em maio de 2000 e tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas. Em seu legado, destacam-se a indicação ao Grammy Latino (2007) pelo disco Latinidade, o convite para se apresentar no Philharmonic Hall de Liverpool, o lançamento de Valencianas Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto – disco vencedor do Prêmio da Música Brasileira, na categoria MPB, como melhor álbum de 2014.
Serviço
O concerto Orquestra Ouro Preto apresenta Música Das Américas será realizado na noite desta segunda (21), a partir das 20h, no Teatro do Sesi – rua Tupinambás, 240, Jardim Penha, Vitória. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.