A CPI dos Guinchos, instalada na Assembleia Legislativa para apurar supostas irregularidades nos serviços de reboque de automóveis, quer barrar a adoção do chip em veículos no Espírito Santo. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu para janeiro de 2016 o início da implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), projeto para instalação de tecnologia de identificação eletrônica em toda a frota do país.
O presidente da CPI, deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), classifica o projeto de abuso contra o contribuinte. Já na sessão da próxima segunda-feira (28), o deputado vai propor aos demais membros da CPI um posicionamento contra o projeto. As discussões sobre o Siniav começaram em 2006 e teve a instalação adiada pelo menos duas vezes. A última mudou o início do processo de janeiro de 2014 para janeiro de 2016.
Nessa terça-feira (22) a CPI dos Guinchos recebeu parecer da Procuradoria da Casa concluindo pela existência de bases jurídicas para o pedido de prisão do ex-diretor do Detran Carlos Lopes. O pedido foi solicitado pela comissão na sessão de segunda-feira (21), mas s´poderá ser feito à Justiça depois que os membros se reunirem e deliberarem, especificamente, neste sentido.
O parecer será lido também na sessão de segunda-feira e colocado em votação o pedido formal à Justiça de prisão preventiva de Lopes porque a Comissão entende que ele mentiu em seu depoimento à CPI no dia 14 de setembro sobre o processo de locação de um pátio de estacionamento de veículos pelo Detran no município de Serra.