quinta-feira, dezembro 26, 2024
28.8 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Perde e ganha

O PSDB e o PSB parecem ser os partidos no Estado que atualmente mais se movimentam em busca de lideranças para reforçar seus quadros. No caso do ninho tucano, a ordem vem de cima. O senador Aécio Neves quer candidaturas no maior número possível de municípios para ganhar capilaridade política.
 
A ideia seria reforçar seu grupo para primeiro conseguir ser hegemônico no PSDB Nacional, e, depois, concorrer às eleições presidenciais, caso não haja vitória no “tapetão”, como pretende aposição. E aí precisaria de um grande arranjo na base caso tenha que enfrentar Lula. 
 
Além do interesse nacional, observa-se uma movimentação muito grande do vice-governador César Colnago para fortalecer sua base. O tucano parece ter percebido a força que o deputado federal Max Filho ganhou com sua articulação política Estado adentro. Para a algumas lideranças, Max Filho só não toma o partido porque não quer. Então o jeito seria se proteger contra isso, tentando equilibrar o jogo. 
 
No caso do PSB, o partido parece estar tentado conter a sangria com uma esperada debandada de prefeitos, vereadores e outras lideranças. E aí quer colocar gente onde for preciso para disputar as prefeituras. Chances reais mesmo, só em Colatina, com o deputado federal Paulo Foletto. Mas há insistências em vários colégios. A perda de espaço político, porém, é inevitável. 
 
O PMDB também deve sofrer perdas consideráveis com a possibilidade cada vez mais clara de saída do senador Ricardo Ferraço e a grande chance de Paulo Hartung também deixar a sigla. O caminho, seria o retorno ao ninho tucano, o que embolaria ainda mais a já difícil convivência no partido. 
 
O PDT continua orbitando Sérgio Vidigal e não alcança voos mais altos para a além da Serra, o que corre o risco de acontecer com o recém-nascido Rede Sustentabilidade nas mãos do prefeito Audifax Barcelos. O PDT tem conquistas importantes, mas precisa abrir sua mente e suas portas para o Estado, é o que tenta do deputado Josias Da Vitória, que saiu de Colatina e busca a consolidação como figura estadual. 
 
A disputa por espaço por si só não resolve o problema dos partidos de precisarem aumentar suas musculaturas visando os embates futuros. É preciso que haja gente em condição de levar os pleitos. Mais que marcar presença na eleição, é preciso marcar presença nas posses em 1 de janeiro de 2017.
 
 
Fragmentos:
 
1 – A juventude do PV enviou ofício ao deputado Gildevan Fernandes, que representa o partido na Assembleia, solicitando que ele intervenha com o governador Paulo Hartung (PMDB). O líder do governo na Assembleia teria a missão de articular uma audiência com o governador para receber o grupo.
 
2 – A intenção é entregar ao governador um documento, pedindo suspensão da cobrança do pedágio da Terceira Ponte, tomando como base o parecer técnico endossado pelo Ministério Público de Contas (MPC), que aponta neste sentido.  
 
3 – A ex-senadora Marina Silva, será filiada honorária do PSB, mesmo depois da criação da Rede Sustentabilidade. Os partidos parecem estar próximos em nível nacional, mas no Estado a coisa é bem diferente.

Mais Lidas