quinta-feira, dezembro 26, 2024
28.8 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Depois de três representações, vereador entrega pedido de desfiliação ao PSDB

O vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain apresentou nesta segunda-feira (28) ao presidente da municipal do PSDB seu pedido de desfiliação do partido. Após 12 anos integrando os quadros do partido, o vereador afirmou, em nota publicada em sua página no Facebook, que “o ambiente interno no PSDB-ES hoje é controverso e permeado por um grupo que se comporta de maneira aventureira e com sede de poder”.
 
Mas nos bastidores a desfiliação do vereador foi vista como uma forma de evitar mais desgastes com o processo provocado por pedidos de expulsão do partido. Depois de sucessivas derrotas internas e da perda de parte de seu capital político, que fez com que ele tivesse uma queda de cerca de mil votos na última eleição, o espaço de Luiz Emanuel dentro do PSDB foi ficando apertado. 
 
No início do ano, o vereador sofreu mais uma derrota interna, quando seu grupo perdeu a disputa pelo diretório de Vitória. Mas desde 2013, Luiiz Emanuel vinha se envolvendo em polêmicas internas, que desgastaram a imagem do vereador perante os demais filiados. O caminho mais esperado para o vereador agora é uma composição com o PPS, do atual prefeito Luciano Rezende
 
Essa, aliás, é mais uma situação que desagradava parte da militância tucana. O vereador sempre se mostrou próximo do prefeito, que venceu a disputa contra o tucano Luiz Paulo Vellozo Lucas em 2012.
 
A situação do vereador Luiz Emanuel Zouain no PSDB ficou ainda mais complicada no partido nos últimos dias. Além do pedido de expulsão protocolado contra ele no início do mês, por ter exposto uma crise interna envolvendo seu ex-assessor, Armando Fontoura, mais dois outros pedidos chegaram à Executiva Municipal. 
 
Um deles foi protocolado na última sexta-feira (25) e a motivação da denúncia foi um pronunciamento do vereador na Câmara de Vitória no último dia 17, em que teria chamado os companheiros de partido que não concordam com suas práticas de “aventureiros” e de ter apontado de maneira genérica que membros do partido “não conhecem o PSDB”. 
 
O vereador acusou ainda os companheiros de serem “incapazes de fazer aquilo que tinha que ser feito”, referindo-se à campanha de 2012 em que o PSDB perdeu a disputa na Capital. A denunciante ainda ponta outros episódios envolvendo o vereador, ressaltando que a conduta dele não conduz com o que preconiza o estatuto do partido. 
 
O outro pedido de expulsão, o terceiro da lista, foi protocolado na Executiva municipal nesta segunda-feira (28). No documento, o vereador é acusado de omissão por ter exonerado de seu gabinete uma servidora que teria supostamente batido o ponto e ido embora sem trabalhar somente após o Ministério Público denunciar a irregularidade. Mesma acusação que motivou o pedido de expulsão de seu ex-assessor Armando Fontoura. 
 
O documento denuncia ainda que um funcionário da Câmara de Vitória, que teria sido indicado pelo tucano, fora preso por suposto crime de tráfico de drogas e suborno a policiais, em agosto passado.
 
Os requerimentos pedem o encaminhamento para a comissão de ética municipal e que seja instaurado Processo Administrativo visando à aplicação da medida disciplinar de expulsão do vereador.

Mais Lidas