quarta-feira, fevereiro 5, 2025
31.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Máscara verde

O governador Paulo Hartung (PMDB) e essa velha mania de subestimar a inteligência da população. No mesmo dia em que garantiu a aprovação na Assembleia do projeto de sua autoria que beneficia os monocultivos no Estado, principalmente os plantios de eucalipto da sua parceira de longa data Aracruz Celulose (Fibria), posou de “nobre” defensor da causa ambiental em Brasília, com a assinatura de um projeto anunciado como a fórmula mágica para resolver os problemas de saneamento e recuperar os mananciais e a cobertura florestal. Mas como vender esse peixe, liberando a expansão indiscriminada dos plantios de eucalipto no Estado, que provocam exatamente o desmatamento e a contaminação de rios e córregos? Piada de mau gosto, no mínimo. Aí vem outra contradição: essas ações de recuperação dos mananciais e da cobertura florestal, anunciadas com pompa e circunstância, serão inseridas naquele Projeto Reflorestar, do governo do Estado, financiado por quem? Outra vez, a Aracruz Celulose, responsável por doar as mudas de…eucalipto! Agora pergunta o que saiu na mídia corporativa nesta terça-feira (29), o oba-oba de R$ 1 bilhão de investimentos do governador no novo projeto ou os graves impactos dessa liberação geral das monoculturas? Bingo! Do projeto que favorece o eucalipto, nadica de nada.  

Ops!

O deputado estadual Marcus Mansur (PSDB) cometeu o maior ato falho dos últimos tempos. Na sessão desta terça, se referiu ao governador…Renato Casagrande (PSB)! Na tentativa de consertar, estragou ainda mais. Disse que citou Casagrande porque a obra da rodovia a que se referiu começou na gestão passada, mas foi paralisada na atual.

Babou

O tucano, aliás, que caiu de pára-quedas na presidência da CPI da Sonegação, não perdeu a oportunidade de jogar confete na secretária da Fazenda, Ana Paula Vescovi, na sessão dessa segunda-feira (28). Disse que a comissão estava à disposição de Ana Paula, propôs parceria – oi? – e blá, blá e blá…

Mas…

A alegria de Mansur, pelo visto, durou pouco. O deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) rasgou sua carta de renúncia da presidência na reunião da CPI nesta terça. Uma postura no mínimo questionável. Se Enivaldo saiu esbravejando que não compactuaria com o lobby da Vale com os deputados da comissão, o que mudou? Aceitou o jogo?

Críticas

Três perguntas foram feitas pelo deputado estadual Sérgio Majeski (PSDB) a Ana Paula Vescovi. Temas: fechamento de turmas; excesso de secretarias estaduais; e contradição do discurso do caos e os gastos com publicidade – o governo acaba de iniciar uma nova campanha para vender o Escola Viva. Agora olha as respostas…

‘Embromation’

Na mesma ordem, “não é fechamento de escolas, e sim agregação”; “a marca do governo Hartung é o zelo com o dinheiro público e a diversidade” e, por fim,“hoje mesmo no almoço, a minha empregada comentou sobre o Escola Viva. Ela só não perdeu  a inscrição dos dois filhos porque ouviu a propaganda no rádio”. Respondeu alguma coisa? E o pior: Majeski nem pôde contestar. A dinâmica já foi feita para isso, levantar palanque.

Bateu asas

A coluna cantou a pedra. O vereador de Vitória Luiz Emanuel Zouain voou, voou do ninho tucano. Só falta saber agora qual será seu novo abrigo. Sem ele, a vereadora Neuzinha Oliveira (de saída do SD) retoma seu espaço no PSDB.

Memória

A Mesa Diretora da Assembleia quer denominar “Edival Petri” o trecho da Rodovia ES-060, que liga Anchieta ao quilômetro 58, em Guarapari, no sul do Estado. Projeto já está em tramitação e, sem dúvida, será aprovado.

Vai encarar

Encontro da Rede Sustentabilidade em Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado) homologou a candidatura a prefeito do Professor Jonathan. A nova sigla diz que filiou 103 pessoas no evento desse sábado (26).

Imagem

Ainda por lá, o ex-governador Renato Casagrande (PSB) comemora, nas redes sociais, o recebimento da comenda Glauber da Silva Coelho e do título de Cidadão Benemérito na Câmara de Cachoeiro. A publicação teve comentários a perder de vista e quase 1.500 curtidas no Facebook.

Nas redes

“Entre a propaganda do governo do seu projeto de vitrine [Escola Viva] e a realidade da maioria das escolas e da educação existe um abismo”. (Sérgio Majeski – PSDB – no Facebook).

PENSAMENTO:

“Prometer é uma maneira de não dar e mostrar-se generoso apenas em palavras”. Cardeal Jules Mazarin

Mais Lidas