quarta-feira, fevereiro 5, 2025
24.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Movimentos de Colnago no PSDB não agradam base do partido

O clima no PSDB parece não estar nada favorável após a entrada do ex-diretor do Detran-ES Fabiano Contarato no partido. O problema é a forma como ele veio se abrigar no ninho tucano, pelas mãos do vice-governador César Colnago, que para a base, atendeu ao interesse do governador Paulo Hartung (PMDB), como forma de conter um movimento futuro de crescimento do deputado estadual Sérgio Majeski.
 
As insatisfações com os movimentos de Colnago e sua relação com o governador vêm desde o período da campanha, quando o tucano evitou que o partido fechasse com o então governador Renato Casagrande (PSB) para subir no palanque de Hartung. Com a chegada ao governo, o minguado espaço cedido ao ninho tucano na equipe do governador também criou problemas.
 
O partido que deu o palanque que Hartung precisava para a disputa teve pouco reconhecimento, com a acolhida apenas de nomes ligados ao grupo do governador e não uma acomodação que trouxesse visibilidade ao partido. 
 
Com a ascensão de Jarbas Assis à presidência estadual da legenda e sua declaração de independência de Colnago, o partido ganhou vida própria. Sob a presidência de Colnago, o partido não cresceu, pelo contrário diminuiu de tamanho após as eleições de 2010 e 2014.
 
Há três elementos que contribuem para isso. A primeira é a da ala mais tradicional do partido, a chegada da juventude ao comando da sigla em Vitória e o espaço conquistado na estadual, além do reconhecimento desses grupos à liderança exercida pelo deputado federal Max Filho dentro do partido.
 
Essa movimentação terá influência nas acomodações para o próximo ano. Luiz Paulo Vellozo Lucas é tido como o nome de consenso para a disputa à prefeitura de Vitória. Mas isso não depende apenas dele ou de seu grupo de apoio. 
 
O interesse da nacional nas eleições municipais é grande, sobretudo na disputa das capitais. Por isso, a candidatura de Luiz Paulo é algo que depende da conjuntura. Se o deputado Sérgio Majeski continuar em ascensão política, poderá chegar ao processo eleitoral com uma musculatura que não poderá ser ignorada pelo ninho tucano. E neste momento que Hartung pode precisar de Contarato para equilibrar a balança a favor de Majeski.

Mais Lidas