domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Festival Nacional de Teatro começa nesta terça-feira em Vitória

 
Em Madame Satã, do Grupo dos Dez, de Minas Gerais, o público capixaba irá ter contato com uma obra biográfica de um marcante personagem brasileiro, João Francisco dos Santos, conhecido historicamente por Madame Satã. A peça se vale do personagem para apresentar uma crítica ao racismo e a homofobia, já que o personagem central foi conhecido por ser um homem homossexual, negro e de família pobre, especificamente da Lapa carioca.
 
O espetáculo apresenta Madame Satã antes de toda sua história como tal, sendo ainda Francisco. Nele as atuações são intercaladas por texto poéticos e reflexivos que dão vazão a questão dos preconceitos sentido por gays, negros e transexuais.  A peça tem dramaturgia de Marcos Fábio de Faria e Rodrigo Jerônimo; direção de João das Neves; além de trilha sonora original inspirada nos gêneros de raiz africana.
 
Madame Satã abre o primeiro dia do Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória nessa terça-feira (13), às 21h, no Theatro Carlos Gomes, Centro de Vitória. A entrada é livre e os ingressos devem ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência. 
 
O Festival
 
Ao todo serão 23 espetáculos gratuitos em diversos teatros e praças e apresentados desta terça (13) até o dia 21 próximo. Essa é a décima primeira edição do Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória e conta com peças locais e nacionais gratuitas a todo o público, o único requisito é que as pessoas verifiquem a classificação etária das peças e retirem os ingressos antecipadamente. 
 
Como nos anos anteriores, as peças serão apresentadas no Theatro Carlos Gomes; Teatro Universitário, em Goiabeiras, Teatro Sesc Glória, Centro de Vitória; Teatro do Sesi, em Jardim da Penha; Museu Capixaba do Negro, também no Centro;  praça Costa Pereira e no Parque Pedra da Cebola.
 
Neste ano o homenageado do evento é o cenógrafo, diretor de produção, produtor executivo e gestor cultural Maurício Silva,  morador do Espírito Santo já há 40 anos. E, além da programação de peças, o Festival oferece oficinas diversas, como a de Construção de bonecas baseadas na estética Abayomi; Cenografia; Ator criador; Relaxamento e expressão do corpo; Teatro lambe-lambe; Montagem e operação de luz, entre outras. Cada oficina pode ser acessada para mais informações no site da Prefeitura de Vitória. 
 
 
Na programação do Festival estão espetáculos de São Paulo, Minas Gerais, Porto Alegre, Santa Catarina e diversos do Espírito Santo, de grupos como o Repertorio de Artes Cênicas, Folgazões, Grupo Z de Teatro, Cia Pelicano de Saia, Circo Teatro Capixaba, Cia Fantasia de Artes Cênicas, Grupo do Teatro Du Beco, entre outros. 
 
Na quarta-feira (14), a programação do Festival segue com dois espetáculos pensados para o público infantil, o local Anjos e Abacates (Grupo Repertorio de Artes Cênicas), no Carlos Gomes, às 19h –  a peça apresenta a história do imaginário infantil a partir das brincadeiras de quatro crianças no quintal de casa; e o mineiro O Mistério da Bomba H (Grupo Oriundo de Teatro), às 21h, no Teatro Universitário. Na história, em meio a visita de um famoso ator de televisão e uma ameaça de atentado terrorista, no qual seria utilizada a terrível bomba H, entram em cena diversos personagens que irão movimentar a cidade de Galinópolis.
 
Já na quinta (15) serão quatro espetáculos apresentados, são eles: Vizinhos (Grupo Z de Teatro), às 19h, no Teatro Universitário, peça que conta a história de dois homens solitários que moram lado a lado, mas se conhecem apenas pelos cumprimentos de elevador; Quem pergunta, quer resposta! (Grupo oriundo de teatro), às 12h, na Praça Costa Pereira, peça infantil que apresenta a menina Rebeca, uma criança curiosa que quer descobrir a resposta para uma simples pergunta: o que é a vida?; e Plural (Cia de Teatro Nu Escuro), às 20h, no Palco Giratório do Sesc Gloria – espetáculo também infantil que apresenta as memórias da menina Maria. 
 
 
Serviço
 
O 11º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória se inicia nesta terça-feira (13) e segue até o dia 21, no Theatro Carlos Gomes, Teatro Universitário (Ufes), Teatro SESC Glória, Teatro SESI, Museu Capixaba do Negro, Praça Costa Pereira e Parque Pedra da Cebola. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados uma hora antes de cada apresentação.

Mais Lidas