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DER-ES anuncia início das obras do Contorno do Mestre Álvaro até dezembro

Depois de quase um ano da conclusão da licitação, as obras do Contorno do Mestre Álvaro devem começar até o fim deste ano. A previsão é do diretor-geral do Departamento estadual de Estradas de Rodagem (DER-ES), Halpher Luiggi, que anunciou a liberação de R$ 41 milhões para o início da empreitada. As obras avaliadas em R$ 289,99 milhões foram anunciadas no final da gestão Renato Casagrande (PSB) e incluídas no planejamento estratégico da atual administração. Será a primeira vez que o Estado adota o modelo de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que estabelece um preço fixo para a construção.

“A história do Contorno do Mestre Álvaro já se arrasta por mais de 15 anos e, em 2012, o governo federal resolveu adicionar este empreendimento no rol de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Assim, precisou-se fazer uma série de adaptações de projeto que já foram feitas e apresentadas aos órgãos competentes. Agora, falta apenas a liberação Instituto do Patrimônio Histórico e Natural (Iphan)”, afirmou Luiggi, durante uma mesa redonda para discutir soluções para a BR-101, realizada na Câmara de Vereadores da Serra, na manhã desta segunda-feira (19).

O encontro foi promovido pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, por proposição do deputado Sérgio Vidigal (PDT), que comemorou o início das obras – que foi escolhida como a obra prioritária da União no Espírito Santo pela bancada federal capixaba. “É muito importante ter essa noção de quando teremos essa obra se iniciará, pois, em 1999, quando ainda era prefeito, apresentamos um projeto para tirar a BR do centro da Serra com a construção do Contorno do Mestre Álvaro. Agora já temos uma medida de longo prazo para resolver essa questão. Nos resta encontrar uma medida de curto e médio prazo”, pontuou.

Também foi ouvido durante a mesa redonda o superintendente da concessionária Eco 101, responsável pelo trecho da BR 101 no Estado, Roberto Paulo Hanke, que destacou a importância da via para desafogar o trânsito de cargas pesadas dentro do município. Já que um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou o trecho entre os quilômetros 260 e 270 da BR 101, na Serra, como o mais perigoso dentre as rodovias federais brasileiras. “Temos que separar o tráfego conflitante, separando o tráfego de longa distância com o tráfego de moradores da Serra que usam a BR como uma grande avenida”, complementou.

Outra sugestão apresentada pelo deputado Sérgio Vidigal foi a parceria entre Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal da Serra para ampliar a presença de agentes de trânsito atuando na fiscalização do trânsito na Rodovia BR 101 que corta o município. Segundo o superintendente da PRF no Espírito Santo, Jean Duque, a parceria é possível, como já ocorre em Minas Gerais. Participaram ainda do encontro, o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli; a presidente da Câmara, vereadora Neidia Pimentel (PSD); o deputado estadual Josias da Vitória (PDT); além de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) no Espírito Santo.

Obras

Pelo projeto, a nova via terá início no entroncamento com a BR 101, próximo ao condomínio Alphaville, e se estenderá por aproximadamente 18 quilômetros, chegando novamente à BR 101, nas imediações do posto da Polícia Rodoviária Federal. O contorno rodoviário terá pistas duplas nos dois sentidos, canteiro central e acostamentos. As obras contemplam ainda a construção de sete viadutos, sendo dois deles localizados nas interseções com a BR 101 (início e final do Contorno), um sobre a Linha Férrea, um de acesso ao Centro de Detenção Provisória (CDP da Serra), um de acesso à Estrada Muribeca, além de dois para a realização de retorno.

A expectativa é de que o Contorno do Mestre Álvaro vai garantir fluidez e segurança no trânsito da área urbana dos bairros de Carapina, Laranjeiras e Serra Sede, em razão da diminuição do tráfego pesado pelas vias que atravessam o perímetro urbano. O mercado estima a valorização imobiliária da região, bem como a diminuição do tempo de viagem para os motoristas que desejam atravessar a Serra, com destino aos municípios da região norte do Estado.

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