sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Prefeitura de Vila Velha demite 37 agentes de combate às endemias

A prefeitura de Vila Velha demitiu 37 agentes de combate às endemias (ACE) depois que a Justiça julgou legal a greve realizada pela categoria entre junho e julho deste ano. Para o Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado (Sindsaúde-ES), a demissão dos trabalhadores foi uma retaliação contra a vitória dos agentes na Justiça do Trabalho.

Os trabalhadores iniciaram a greve em 11 de junho e suspenderam o movimento no mês seguinte depois que a prefeitura judicializou a paralisação. Em 14 de outubro, o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-ES) decidiu pela legalidade da greve e determinou que a prefeitura devolvesse o dinheiro descontado dos trabalhadores no mês em que foi iniciado o movimento.

A decisão do TRT foi considerada histórica para a categoria, já que eram poucas as decisões que consideravam movimentos legais e determinavam o ressarcimento de dias parados.

A sentença pode ser usada para que o Sindsaúde utilize em movimentos de trabalhadores de outros municípios, caso as prefeituras tentem cortar o ponto de grevistas.

Quanto aos agentes de Vila Velha, o sindicato vai tentar reverter, na Justiça a demissão dos trabalhadores.

Mais Lidas