De acordo com o edital de convocação das eleições, divulgado pela Comissão Eleitoral da OAB/ES, os advogados tiveram até o dia 19 de outubro para regularizar suas respectivas situações financeiras para que pudessem ficar aptos a votar no pleito.
Além da disputa pelo Conselho Seccional, os eleitores vão escolher os dirigentes da Caixa de Assistência ao Advogado do Espírito Santo (Caaes) e da direção de 17 das 18 subseções em municípios da Grande Vitória e do interior do Estado.
Na disputa principal, três chapas foram inscritas: o atual presidente Homero Junger Mafra, que disputa o terceiro mandato consecutivo, vai enfrentar a procuradora Santuzza da Costa Pereira e o advogado militante José Carlos Rizk Filho. Cada chapa indicou os membros da Direção da seccional, nomes de conselheiros seccional e federais, além do comando da Caees para o próximo triênio 2016/2018.
Já a disputa pelas subseções terá 32 chapas nas 17 disputas regionais – apenas a subseção de Vitória irá realizar eleição em data posterior.