sábado, setembro 21, 2024
27.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Dia do Servidor será marcado por protestos

O Dia do Servidor, celebrado nesta quarta-feira (28), vai ser marcado por protestos de trabalhadores insatisfeitos com a administração pública. Em Vitória, os servidores estaduais que compõem o Fórum das Entidades dos Servidores do Espírito Santo (Fespes) vão se reunir na Praça Getúlio Vargas para uma assembleia unificada seguida de ato público com distribuição de sopa, pão e água à população. A manifestação tem o objetivo de mostrar à sociedade o tratamento dado pelo governo Paulo Hartung (PMDB) ao funcionalismo.

Já em Vila Velha, os servidores municipais de diversas categorias vão realizar uma paralisação dos serviços em protesto contra o fato de a prefeitura não reajustar os salários dos servidores.

Nesta terça-feira (17) os servidores de Vila Velha realizaram uma vigília em frente à sede da prefeitura, vestindo roupas pretas, protestando contra a falta de avanços nas negociações. Durante a manhã, foi realizada uma mesa com os representantes dos oito sindicatos que compõem a Frente Sindical dos Servidores de Vila Velha e, como não houve êxito, os servidores permaneceram mobilizados forçando a administração a convocar nova reunião para o fim da tarde.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Vila Velha (Sinfais), Ricardo Aguilar, o movimento dos servidores está ganhando mais adesões por conta da negativa sistemática da prefeitura em conceder reajuste.

A Frente é composta sindicatos dos Psicólogos (Sindipsi); dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (Sindsaúdebucal); dos Odontólogos (Sinodonto); dos Guardas e Agentes de Trânsito Municipais (Sigmates); dos Farmacêuticos (Sinfes); dos Enfermeiros (Sindienfermeiros); dos Nutricionistas (Sindinutri); e pelo Sinfais.

No caso dos servidores estaduais, além do ato público do dia 28 de novembro, também serão realizadas assembleias setoriais para a discussão das demandas específicas de cada categoria do funcionalismo.

As principais reivindicações dos servidores públicos são a recomposição das perdas salariais dos últimos 12 meses, o estabelecimento de uma data base, o pagamento imediato do auxílio alimentação e a criação de uma mesa permanente de negociação com o governo.

Mais Lidas