domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Sarau vai homenagear Zumbi dos Palmares

Nesta quinta-feira (19), a partir das 19h30, o Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro de Vitória, recebe o sarau Viva Zumbi, comandado pela poetisa Suely Bispo. O sarau conta a história de Zumbi dos Palmares por meio de expressivos nomes da literatura afrobrasileira, como Castro Alves e Oliveira Silveira. O evento é aberto a todos os públicos. 
 
“Hoje em dia, essa temática já vem sendo abordada nas escolas, e isso é muito relevante porque a história precisa ser divulgada. No recital, eu conto, de maneira mais lúdica, através dos poemas, traçando o histórico da presença de Zumbi na literatura”, explicou Suely Bispo.
 
A atividade faz parte da programação especial que acontece durante todo o mês de novembro no Mucane em referência ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro – próxima sexta-feira. Essa data foi estabelecida por tratar-se do dia da morte de Zumbi dos Palmares e tem o objetivo de homenagear essa figura histórica como símbolo de resistência.
 
Nascido no ano de 1655, já no quilombo que faz alusão ao seu próprio nome (Palmares), Zumbi foi o principal ícone da resistência negra ao trabalho escravo no período do Brasil Colônia. Em sua liderança, conduziu o Quilombo dos Palmares ao seu apogeu militar, econômico, territorial e social, liderando os guerreiros nas invasões às fazendas de cana-de-açúcar e engenhos para resgatar escravos.
 
Serviço 
 
O sarau Viva Zumbi será realizado na próxima quinta-feira (19), às 19h30, no auditório do Mucane – avenida República, 121, Centro de Vitória.  A entrada é livre. 

Mais Lidas