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Caixa Econômica lidera o ranking de reclamações de usuários

A Caixa Econômica Federal é o banco com o maior índice de reclamações, de acordo com levantamento do Banco Central. Outubro foi o quarto mês consecutivo em que a instituição liderou o ranking de reclamações procedentes do Banco Central. Naquele mês, foram 863 reclamações procedentes, o que representa índice de reclamações de 11,09. No mês de setembro este índice foi de 10,88.

Mesmo estando no todo do ranking de reclamações, o banco, que tem 77,7 milhões de clientes em todo o País, não prevê aumentar o quadro de pessoal. Somente em 2015, cerca de 3 mil trabalhadores foram desligados da Caixa por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria (PPA).

Um dos principais fatores apontados pelo Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) para o alto índice de reclamações é a falta de empregados, que reflete na qualidade dos serviços prestados. O déficit de trabalhadores resulta na sobrecarga de trabalho que, somada à pressão por metas, acaba por adoecer os bancários da instituição.

Na negociação deste ano, a Caixa não deu previsão para a contratação de novos funcionários, apesar de haver grande contingente de aprovados no último concurso da instituição aguardando nomeação.

Somente no Estado, 605 aprovados no último concurso para a instituição aguardam nomeação, enquanto em 2014 houve desligamentos do banco em função do PPA.

Para o Sindibancários, o banco tem total condição de ampliar o quadro de funcionários, já que existem aprovados aguardando nomeação. O último concurso para a instituição, que venceria em setembro, foi prorrogado até julho de 2016.

A Caixa é o banco exclusivo do governo federal para os pagamentos do Bolsa Família, seguro-desemprego, PIS, abono salarial e as aposentadorias e pensões do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Em média, no País, cada agência tem 17 trabalhadores. No Espírito Santo essa média cai para oito empregados.

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