Jorge Solé (foto de capa) é um artista que há muito tempo na expunha em Vitória. Seus trabalhos de pintura e gravura estão espalhados em diversos cantos do mundo e, agora, novamente na Capital o público terá oportunidade de conferir seu trabalho na mostra Ocupações, no Espaço de Artes Marien Calixte, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Enseado do Suá, Vitória.
A abertura de mostra Ocupações foi realizada nessa última segunda-feira (23), com presença de público e, claro, do artista Jorge Solé, que já adianta que ficará no local diariamente até o fechamento da mostra, em 18 de dezembro. A ideia é que o publico visitante possa ter contato com Solé e conversar sobre os quadros, além de poder fazer a compra das obras do artista. “Não leciono, vivo do que produzo. Por isso é importante abrir esses espaços para apreciação e venda do meu trabalho”.
Ocupações reúne 22 quadros inéditos, feitos nos últimos seis meses, que misturam uma técnica peculiar usada pelo artista. Ele pinta, recorta e embute o trabalho em outro, misturando cores e cenários. A mostra tem a proposta de apresentar ao público como uma ocupação mesmo de espaços. “Todo corpo ocupa um lugar. Então, a partir dessa ideia, criei esse conjunto de telas que concentram ocupações. São aglomerados de gente, caixas, prédios, vasos, janelas… há ainda uma homenagem a Picasso”, detalha Solé, conhecido como o artista das cores.
Além dos quadros, Solé faz questões de levar algumas gravuras que não fazem parte do recorte da mostra, mas que estão lá – expostas numa mesa – no intuito de mostrar outras vertentes do seu trabalho. Solé, além de pintor é xilógrafo, mosaicista, ilustrador e artista gráfico. Ele conta com muito orgulho, que ao longo da vida, já ilustrou personalidades como Oscar Niemeyer, Barbosa Lima Sobrinho, Carlos Marighella, entre outros.
Hoje, aos 66 anos, são os netos e não mais os filhos que ajudam Solé na montagem de suas exposições – o que para ele se mostra como uma passagem da vida muito significava. A proposta de expor na sala Marien Calixte veio também como uma ação muito significativa, já que Solé foi amigo de Calixte – jornalista e escritor morto em 2013.
Essa é a única oportunidade de apreciar a mostra Ocupações, já que Solé não pretende levá-la a outros espaços. Dessa forma, as visitações podem ser feitas diariamente, das 9h às 18h, no Espaço de Artes que fica no térreo da Assembleia. A exposição é aberta ao público.
Serviço
A mostra de pinturas Ocupações, do artista Jorge Solé, está aberta para visitações no Espaço de Artes Marien Calixte, na Assembleia Legislativa – avenida Américo Buaiz, Enseado do Suá, Vitória. As visitações podem ser feitas diariamente, das 9h às 18h. A mostra é aberta ao público.