sábado, setembro 21, 2024
28.3 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Agentes comunitários de saúde de São Mateus aprovam indicativo de greve

Em assembleia realizada no início da tarde desta quarta-feira (25), os agentes comunitários de saúde (ACS) e de controle de endemias (ACE) de São Mateus, no norte do Estado, deliberaram indicativo de greve buscando da prefeitura do município o atendimento às demandas da categoria.

A categoria vai deflagrar greve caso a administração municipal não marque, em prazo de dez dias, uma reunião para debater as reivindicações dos trabalhadores. Além das questões salariais e de condições de trabalho, os profissionais também cobram o retorno do tíquete alimentação.

Os profissionais também querem debater com a prefeitura o pagamento da diferença do piso salarial nacional dos ACS e ACE; o pagamento da diferença do incentivo dos trabalhadores, conforme a lei municipal nº 1.373/2014; e Correção da diferença do pagamento salarial dos motoristas e supervisores.

Os trabalhadores também cobram fornecimento de materiais de trabalho, como uniformes e equipamento de proteção individual (EPI); e o fim do deslocamento dos ACE para o interior sem planejamento e logística.

O tíquete foi suspenso via decreto do prefeito Amadeu Boroto (PSB) sem diálogo com as categorias dos servidores públicos do município. O benefício foi suspenso, inicialmente, por seis meses, sendo que não há garantias para o retorno.

 
O tíquete alimentação dos servidores de São Mateus foi implementado depois de muita luta por parte dos trabalhadores. O benefício só começou a ser pago depois de os servidores realizarem 21 dias seguidos de manifestação.
     

Mais Lidas