A tradição da famosa Fincada do Mastro será mantida na comunidade de Regência, em Linhares, – um dos locais onde o rio Doce foi tomado pela lama de rejeitos da mineradora Samarco/Vale. A festa será em prol da tradição, pois como já se viu, os moradores da comunidade não têm muito o que comemorar em meio à poluição do manancial.
Com programação neste sábado (28), a partir das 18h, a festa tem realização da banda de Congo de São Bedenedito de Regência. Essa é a 22° edição da fincada, que será iniciada com a já conhecida procissão pelas ruas do distrito, em que serão carregadas as imagens de São Benedito – o santo padroeiro dos negros – e Santa Catarina.
Na festa, um dos principais momentos é a entrada na mata para retirar a madeira de lei, que será o mastro da festa. Ao encontrarem a madeira, a procissão segue pelas ruas da vila até a praça, onde o mastro é fincado e o evento se encerra, com roda de congo e jantar comunitário.
A tradição da festa da Fincada do Mastro em Regência já vem sendo mantida há 116 anos. Por lá, o mastro segue fincado até o dia 20 de janeiro, período em que é feita a festa da derrubada do Mastro.
Por tradição, no domingo (29), não haveria outro evento ou atividade, entretanto, neste ano, em prol das famílias atingidas, alimentos não perecíveis serão doados. Campanha realizada em Vitória arrecadou alimentos e água no posto Presidente, na Rua da Lama; na pizzaria Dom Camaleone, na Praia do Canto; e na Intercultural Intercâmbio e Turismo, no Shopping Triângulo, também na Praia do Canto.