domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Coletivo Rádio Maré reúne músicos de diferentes gerações para primeiro show na Barra do Jucu

 
Na Barra do Jucu, em Vila Velha, brotam constantemente eventos e ações culturais populares. Neste ano, por exemplo, já foi realizado por lá a Culturada Viral, que agregou apresentações musicais, cineclubes, roda de Congo, saraus, capoeira, caminhada ecológica, entre diversas outras atividades. Foi promovido também um seminário para apresentação e discussão do projeto Museu Vivo, no intuito de construir uma casa de memória que concentra a história e a cultura do local. 
 
Agora, a Barra do Jucu acaba gestar uma espécie de coletivo musical intitulado Rádio Maré. O projeto reúne seis músicos e compositores de diversas gerações imbuídos de realizar apresentações ao vivo. A primeira começa no próximo sábado (5), no Cais da Barra, na Barra do Jucu, a partir das 21h. O couvert das apresentações custa R$ 10,00.
 
A proposta é tocar música brasileira, com ênfase na música produzida no Espírito, por cantores e compositores como Carlos Papel, Lula D'Vitória, Renato Casanova, Anderson Ventura, Felipe Izar e Raul Mesquita. Durante as apresentações, os seis compositores serão protagonistas. Cada músico tocará suas próprias composições e também a dos outros componentes da banda, todos sempre juntos apresentando novidades em arranjos e interpretações para o público. 
 
“O Carlos papel recebeu um convite de um amigo para tocar nas noites de terça, em um bar. A partir daí se iniciou uma rede, o Papel chamou o Casanova  – que encabeçou o projeto – e novos músicos foram sendo chamados e convidados a tocarem nas terças, tudo informal e feito pela diversão de estarmos juntos tocando”, lembra o músico Felipe Izar. Com o tempo as coisas foram se estruturando e, quem se achegou para uma só apresentação, não quis mais sair de perto – o que acabou chamando atenção dos próprios músicos, no sentido de estruturar aquela roda de amigos em um projeto de fato. 
 
 
Foram a partir de reuniões que todos criaram o Rádio Maré, com direito a logomarca, vídeos de divulgação do projeto (acima), objetivos traçados e tudo feito a partir da colaboratividade. “Não temos apoio, mas já providenciamos um projeto escrito para corrermos atrás disso, pelo menos para podermos garantir os aparatos básicos de som e técnicos nos shows”, acrescenta Felipe. A ideia é circular durante o verão realizando apresentações quinzenais onde for possível dentro do Estado. E Felipe já alerta: “Sabemos que somos só um recorte desse vasto número de artistas no Estado, todos podem se juntar a nós e ajudar a levar o projeto”. 
 
 
Com intensa divulgação nas redes sociais, o projeto lança nesta próxima quarta-feira (2), uma música inédita de Carlos Papel que será apresentada no show de sábado. A música se chama Limpe as Águas e versa sobre o desastre ambiental no Rio Doce, ocasionado pelo rompimento das barragens da Samarco, na cidade de Mariana (MG). “Quem nos banha é água. Quem nos mata a sede? Água. O planeta é água. Pra quê tanta mágoa?”, canta Papel em protesto. 
 
Serviço
 
O show de lançamento do coletivo musical Rádio Maré será no próximo sábado (5), a partir das 21h, no Cais da Barra – rua Ana Penhas Barcelos, 60, Barra do Jucu, Vila Velha. O couvert custa R$ 10,00. 

Mais Lidas