O Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), será palco das sessões da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, a partir da próxima quinta-feira (3) até a terça (8). Entre os filmes que serão exibidos estão Betinho – A Esperança Equilibrista (sobre o sociólogo Hebert de Souza); 500 – Os bebês roubados pela ditadura argentina (sobre a luta das avós da Praça de Maio); o recente Numa Escola de Havana; e Silêncio das Inocentes (sobre violência contra a mulher).
Fazem parte da programação 40 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática. Todas as exibições são gratuitas. A Homenagem faz uma retrospectiva representativa das nove edições anteriores e exibe filmes premiados em cada edição. A Mostra Temática terá como foco o tema Criança e Adolescente; e a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura, selecionados por meio de chamada pública.
Na quinta, a programação se inicia com sessão especial, às 18h, com o documentário brasileiro Abraço de Maré, de Victor Ciriaco. Em seguida, mais um documentário, Betinho – A Esperança Equilibrista (trailer abaixo), de Victor Lopes. Na sexta (4), as sessões começam às 14h, com o filme 500 – Os bebês roubados pela ditadura argentina; e, às 16h, a programação volta com o curta A Visita, de Leandro Corinto; e o longa Alma da Gente, de Helena Solberg e David Meyer. A programa segue até às 21h com debate sobre as obras.
Serviço
A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo será realizada entre os dias 3 e 8 deste mês, no Cine Metrópolis – avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A entrada é livre.