Tornar a literatura acessível por meio de ações e atividades lúdicas e culturais para todos os públicos e, desta forma, aproximar crianças, adolescentes, jovens e adultos do universo dos livros. Esta é a proposta do projeto Viagem pela Literatura, que criou uma programação especial para encerrar as atividades de 2015.
A programação vai contar com a participação dos contadores de história do Grupo Chão de Letras – formado por meio das oficinas do projeto Viagem pela Literatura – em parceria com o músico Deivid Leal; da contadora Gab Kruger; e do grupo teatral Gota, Pó e Poeira, com o espetáculo Bom Dia Todas as Cores, baseado no livro da escritora Ruth Rocha.
O evento terá a participação dos alunos da EMEF Mauro Braga, que irão apresentar o musical O Caso do Bolinho; a dramatização de O Grande Rabanete, feita pelas crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento e Orientação a Criança e ao Adolescente (Caoca), ambos inspirados na obra da escritora Tatiana Belinsky; além do depoimento de Paulo Victor Azevedo, do Projeto Caminhando Juntos (Cajun), do bairro Romão, sobre a caixa-estante, uma espécie minibiblioteca itinerante.
O Viagem pela Literatura atua desde 1994, com o objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos.
Serviço
As atividades de encerramento do ano do projeto Viagem pela será nessa terça-feira (8), das 14h às 16h15, no auditório Zemar Moreira Lima – Palácio Municipal Jerônimo Monteiro – avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira, Vitória. O evento é aberto ao público.