sábado, setembro 21, 2024
28.3 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Deputados criticam propaganda de TV da prefeitura de Vila Velha sobre limpeza pública

Durante a sessão da tarde desta segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa os deputados subiram à tribuna para criticar o fato de a prefeitura de Vila Velha investir em propaganda sobre a limpeza pública do município, ao mesmo tempo em que reduz o valor dos contratos com as empresas que prestam serviços na área de limpeza, asseio e conservação, ocasionando em demissões em massa dos trabalhadores.

O deputado Marcelo Santos (PMDB) chegou a dizer que a a propaganda parece se passar em outro planeta, por conta do clima de felicidade dos atores que interpretam trabalhadores de limpeza pública no filme publicitário.

Na última semana, a prefeitura passou a veicular um vídeo publicitário na TV pedindo para a população não jogar lixo nas ruas para evitar inundações. No entanto, sob a alegação de redução de gastos – o que não se aplica à propaganda – pediu que as empresas demitissem trabalhadores.

Nos últimos meses, foram demitidos cerca de 200 trabalhadores só em Vila Velha. No total, mais de 10 mil trabalhadores foram demitidos no Estado em 2015.

Em Vila Velha, o contingente é reduzido mês a mês, sendo que em novembro, de mil trabalhadores atuando até meados deste ano, restaram pouco mais de 500.

Enquanto a quantidade de trabalhadores despenca a cada mês, o volume de trabalho aumenta. Além disso, em dezembro começa a valer uma escala que aumenta o volume de serviço, mas não o de funcionários. A coleta só é feita de maneira satisfatória em bairros nobres e que os periféricos são abandonados.

Somente de janeiro a novembro deste ano foram demitidos 8.960 trabalhadores entre merendeiras, auxiliares de serviços gerais e porteiros. Além disso, foram demitidos 1.187 garis (sendo 200 em Vitória) e 100 jardineiros.

 
  

Mais Lidas