Apesar do hiato atual em que se encontra, sem lançar obras literárias há alguns anos, Sérgio Blank voltou a figurar na literatura este ano e até no cinema. O escritor teve o livro Os dias ímpares incluso na lista de livros para o Vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) este ano – o que gerou uma procura maior por sua obra; e, recentemente, teve sua carreira revisitada no documentário Risque Meu Nome do Mapa, dirigido por Jorge Ribeiro. A proposta foi resgatar o estilo literário de Blank a partir de relatos de estudiosos e admiradores.
Agora, o poeta fecha o ano com o relançamento do livro Safira, que foi produzido pela Editora Cousa, e terá evento nesta próxima terça-feira (15), a partir das 18h, no espaço da Cosette Venue Cultural, na Praia do Canto, em Vitória. O livro será vendido ao público por R$ 30,00 e a entrada é livre.
Safira é um livro de 1991 que, com o atual relançamento entra em sua quinta edição. Na temática está presente a intenção em tocar o público infantojuvenil, com a história de uma caneta, que depois de um sonho, percebe que seu sangue, representado pela tinta azul, era de linhagem nobre. O livro faz-se então uma fábula de descobertas da infância, das diferenças e das amizades. O lançamento terá a presença do escritor e a Editora Cousa convida crianças e adultos para o evento.
Sérgio Blank nasceu em 1964 e sua primeira publicação foi em 1984, com o livro Estilo de ser assim, tampouco; três anos mais tarde ele lançava Pus; Um, no ano seguinte, em 1988; em 1993, A tabela periódica; e, em 1996, Vírgula. Em 2011 o poeta retornou à ativa numa junção de toda a sua obra poética já publicada e lançou Os dias ímpares, também pela Editora Cousa.
Serviço
O relançamento do livro Safira, de Sérgio Blank, será na próxima terça (15), a partir das 18h, na Cosette Venue Cultural – rua Madeira de Freitas, 244, Praia do Canto, Vitória. O livro será vendido no local por R$30,00.