domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Didico volta a expor pinturas e apresenta mostra que faz a arte dialogar com a cidade

Foi num passeio despretensioso e rotineiro pelas ruas de Jardim da Penha, em Vitória, que o artista Didico se deparou com duas dúzias de pequenas bisnagas de tinta óleo jogadas no lixo. E claro que não deixaria aquele material ali, afinal, passou a vida pesquisando e propagando, enquanto professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – onde já atua há 20 anos –, a arte construída a partir de novas formas, materiais e reaproveitamentos.  
 
O que alguém achou que seria sucata, lixo ou objeto descartável se tornou o material principal da mostra Entrar Lá Fora, que será lançada nesta quinta-feira (17), a partir das 18h, no Cochico, em Jardim da Penha – bairro onde Didico já não mora mais, porém, nutre muito carinho. “Escolhi o Cochico porque o vi nascer, em 1980. Lá a cultura está sempre presente, tem muito a ver com cidade por essa mistura, pela passagem de pessoas, e eu gosto de lugares de exposição que não são tradicionais”, conta. 
 
Para o lançamento ele preparou uma leva de parcerias. Além do próprio Cochico, que abriga a mostra até o dia 17 de janeiro, Didico convidou o Radiola Capixaba para realizar uma apresentação exclusiva de músicas, e ainda o amigo Vitor, artista plástico, para realizar projeções mapeadas no local. “Gosto de passear por entre essas essências de outros trabalhos, é uma necessidade minha envolver outros artistas”, acrescenta ele, que com muito detalhismo conta com empolgação sobre seus trabalhos. 
 
Didico apresentará em 14 telas o binarismo entre a cidade em vertical e a horizontal e as contradições que ela apresenta. Ele coloca em discussão a dualidade entre pobre e rico, favela e centros. E quando questionado o por quê de escolher o espaço urbano como mote de seu trabalho, responde sem demora: “Faz parte da minha essência, a cidade é protagonista de meus trabalhos há muito tempo, é o que me faz produzir”. 
 
O artista passou cerca de cinco anos sem lançar nenhuma exposição, desta forma, Entra Lá Fora chega como uma volta dele à cena artística de Vitória. Mas engana-se quem pensa que ele projetou sistematicamente a mostra, nas verdade, fluiu. Didico conta que seu processo de produção é natural, ele não pintou as 14 telas pensando em uma exposição, apenas deixou que as coisas acontecessem. Aliás, a título de curiosidade, ele pintou todas ao mesmo tempo. Neste trabalho, Didico quis evidenciar as cores, frisando que todas elas estavam presentes dentro da paleta encontrada nas bisnagas de tinta, nenhuma foi comprada. “Um artista não precisa de necessariamente ter materiais exatos e comprados para produzir. A poética não depende disso”, finaliza ele. 
 
 
Serviço
 
O lançamento da mostra Entrar Lá Fora, do artista Didico, tem lançamento nesta quinta-feira (17), a partir das 18h, no Cochico – avenida Anísio Ferandes Coelho, 1730, Jardim da Penha, Vitória. A participação é livre. 

Mais Lidas