sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Portuários da Codesa aprovam estado de greve por assinatura de acordo coletivo

Os trabalhadores portuários da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) deliberaram pela instauração do estado de greve. Eles cobram a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) por parte da Codesa, conforme acordo nacional firmado com o governo em 23 de junho deste ano e não cumprido até o momento.

Em maio, a categoria chegou a deflagrar greve pelo cumprimento do ACT, principalmente no que se refere à Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Em junho, o Sindicato Unificado da Orla Portuária do Estado (Suport-ES) recolheu assinaturas dos portuários para ajuizamento de ação para o cumprimento do acordo.

Os movimentos dos trabalhadores durante o ano tiveram apoio massivo dos portuários. Aderiram às paralisações os trabalhadores do setor administrativo, operacional, de manutenção e do silo da Codesa. Os profissionais avulsos também apoiaram a paralisação dos portuários.

Em 12 de maio, inclusive, os trabalhadores da função de guarda portuário já haviam paralisado as atividades em protesto. Eles reivindicavam a PLR, melhores condições no local de trabalho, e vale-cultura. A categoria segue em greve.

Na ocasião, os serviços de inspeção e fiscalização de mercadorias tanto do Porto de Vitória quanto do de Capuaba só foram retomadas dias depois do início da paralisação.

Mais Lidas