Laudo apresentado pela Defesa Civil Estadual apontou causas naturais para o deslizamento da pedra de três mil toneladas no Morro Boa Vista, em São Torquato, Vila Velha. O órgão verificou um processo que os geólogos chamam de meteorização das rochas, ou desgaste da rocha, processo resultante de intemperismo.
O documento foi divulgado na manhã desta terça-feira (5) pelo engenheiro da Defesa Civil Roney Gomes e pelo prefeito Rodney Miranda (DEM).
Na noite da última sexta-feira (1) uma pedra de três mil toneladas se desprendeu, atingindo casas na região. Não houve vítimas fatais. Segundo a prefeitura, a Secretaria de Assistência Social cadastrou 1.217 pessoas até o final da tarde dessa segunda-feira (4). A Escola Jairo de Mattos abriga 45 famílias (111 pessoas). Mais famílias foram notificadas na manhã desta segunda-feira.
Ainda nesta terça, segundo a Prefeitura de Vila Velha, será iniciado um trabalho de derrocagem (corte/destruição) das rochas menores no morro, que ainda apresentam risco de deslizamento. As obras para fixar a rocha que deslizou deve ser iniciada nos próximos dias.