domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

BibliotecaPública Estadual divulga lista de livros mais lidos em 2015

 
A Grande Vitória não dispõe de muitas opções de bibliotecas públicas, mas dentre elas, a Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim (BPES) acaba se destacando por ter um acervo mais completo. Apesar da diversidade do acervo, as obras que mais se destacam seguem a tendência mundial, com intensa procura pelos best-sellers da literatura mundial. 
 
Nesta sexta-feira (8), a biblioteca divulgou duas listas dos livros mais procurados pelos leitores em 2015. Na primeira delas constam 11 livros. No topo do ranking: Cinquenta Tons de Cinza, de James E.L. – livro que esteve durante todo o ano de 2015 esteve nas principais listas mundiais entre os títulos mais procurados. Em segundo lugar aparece O Diário de Bridget Jones, de Helen Fielding. 
 
Entram na listagem também quatro livros que ainda não caíram tanto na graça dos leitores brasileiros, mas que foram bastante procurado pelos capixabas. São eles: Drácula, de Bram Stoker; As Gêmeas, de Saskia Sarginson; O Oceano nos Separa, de Robin Pilcher; e A Filha Pródiga, de Jeffrey Archer. E nessa leva de literatura mundial está ainda O Pequeno Príncipe.
 
Contudo, entre toda essa busca de livros da 'grande literatura', destacam-se também na lista de mais procurados da BPES quatro clássicos da literatura nacional. Capitães de Areia (1937), do baiano Jorge Amado, que retrata a vida de um grupo de meninos abandonados; Grande Sertão: Veredas (1956), de Guimarães Rosa – obra que apresenta um dos personagens mais marcantes da literatura brasileira, o ex-jagunço Riobaldo; e também de Guimarães Rosa, o livro de contos Primeiras Histórias (1962). Para fechar, a lista dos nacionais o romance Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar. 
 
Já a segunda lista de livros mais retirados na BPES tem foco na literatura infantojuvenil, com cinco livros mais procurados, todos contemporâneos, são eles: A Culpa é das Estrelas, de John Green; Querido Diário Otário, de Jim Benton; Coleção Go Girl, de Chrissie Perry; Alice no País da Mentira, de Pedro Bandeira; e Procura-se um Planeta Sustentável, de Tania Alexandre Martinelli. 
 
A Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim está aberta a empréstimos, mediante cadastro no local. A locação de livros é gratuita e o prazo de empréstimo é de 10 dias corridos, podendo ser renovado pelo mesmo período. A BPES também liberou o site quem contém todo o acervo do local. 
 
Serviço
 
Atualmente a BPES tem funcionado no primeiro andar do prédio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), na rua Treze de Maio, 47, Centro deVitória, perto da rua Sete de Setembro. 

Mais Lidas