O 22º Festival de Cinema de Vitória – Vitória Cine Vídeo foi realizado no final de 2015 e, após a programação na Grande Vitória, o evento iniciou um projeto itinerante de percorrer cidades do interior do Estado para realizar exibições dos longas e curtas que se destacaram na edição do Festival. A proposta é criar um cinema ao ar livre nos locais onde existe pouca acessibilidade a filmes locais e de produções nacionais.
A primeira leva do Vitória Cine Vídeo Itinerante percorreu Manguinhos, em Serra; Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra; Domingos Martins; Marataízes; e Campo Grande, em Cariacica. Dentro do circuito de verão, o evento marcará presença em Iriri, Guarapari, Itaúnas, Guriri e Regência, do dia 20 de janeiro até o final do mês. Todas as exibições são gratuitas e as sessões serão realizadas em espaços como praças a até nas praias.
A estreia do circuito de verão será no Balneário de Iriri, em Anchieta, no próximo dia 20, a partir das 20h, na praia Costa Azul. A programação se resumirá a apresentação do documentário sobre música brega brasileira, Vou Rifar Meu Coração, da diretora Ana Rieper.
A música brega e suas histórias
No filme Vou Rifar Meu Coração, lançado oficialmente no ano de 2012, o público terá contato com uma leva marcante de personagens da vida real que, a partir da contação de histórias, resgatam a importância de diversas músicas bregas em suas tomadas de decisões, em suas construções pessoais.
O documentário invade a casa dessas pessoas, apresenta histórias, destaca muitas divagações de quem ama a música brega da forma mais sincera. Além disso, ícones da música brega também são resgatados para contarem sobre suas canções, como Amado Batista, Agnaldo Timóteo, Wando, Lindomar Castilho, Nelson Ned, Walter de Afogados e Rodrigo Mell –representante da nova geração do brega.
Vou Rifar Meu Coração apresenta uma relação sensível entre público e canção, frisando a afetividade envolta na música brega, a partir da relação que consegue construir quando personagens contam dramas de suas vidas amorosas que confluem com os temas de tantas músicas bregas.
Na época de lançamento, o documentário foi bastante elogiado pelo público e pelacrítica, e entrou na seleção de diversos festivais de cinema pelo Brasil – Festival de Brasília; o XV Festival Tiradentes; e a Mostra de São Paulo – e também pelo mundo, como o World Cinema Amsterdam; V Atlantidoc; e IX Indielisboa, entre outros.
Serviço
A rota de verão do 22º Festival de Cinema de Vitória – Vitória Cine Vídeo se inicia no próximo dia 20, a partir das 20h, em Iriri, Anchieta, na praia Costa Azul. A entrada é livre e no dia 23 é Guarapari que recebe o evento, na Praia do Morro. A entrada é livre.