sábado, setembro 21, 2024
24.9 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Aprovados no concurso para a Guarda de Vila Velha esperam por curso de formação há um ano

Os candidatos aprovados no concurso de 2014 da Guarda Municipal de Vila Velha realizaram um protesto na tarde desta terça-feira (12) em frente à sede da prefeitura do município. Os aprovados temem que não haja convocação para o curso de formação por falta de vontade política da prefeitura.

O concurso foi concluído no início de 2015, com a realização dos testes físicos e psicotécnicos, que seguiram a prova objetivo. Os candidatos aprovados acharam que o edital iria ser cumprido, mas a data de convocação para o curso de formação foi modificada do dia 7 de abril de 2015 para 2 de junho do mesmo ano, depois para 16 de julho, 30 de novembro e 16 de dezembro, sem nunca ser realizado.

A última promessa foi que o curso será convocado para 16 de janeiro deste ano, mas a informação que os aprovados tiveram ao entrar em contato com a prefeitura para cobrar a realização do curso é que ele será ministrado na Academia de Polícia do Estado (Acadepol) e que o processo está preso à burocracia e dependendo de vontade política da prefeitura e da chancela do governador Paulo Hartung (PMDB) para a assinatura do convênio. O temor é que não seja feita a convocação nos próximos meses.

Alguns dos candidatos aprovados estão desempregados e pediram demissão dos empregos contando com a celeridade no andamento do concurso, o que não aconteceu.

O concurso previa o provimento de 100 vagas de guardas, mais formação de cadastro de reserva. Com isso, 300 aprovados estão aguardando a realização do curso, dependendo apenas que o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda (DEM) cumpra o trâmite do certame.

Nos últimos meses de 2015 o prefeito promoveu o que chamava de “nova Guarda armada”, no entanto, não havia nenhum servidor nomeado. O efetivo em janeiro de 2016 é o mesmo que havia durante a gestão do ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD), que terminou em dezembro de 2012. O que Rodney Miranda chama de “nova Guarda armada” foi apenas a formação de alguns guardas que já estão no quadro em um curso de atualização para dar cumprimento ao Estatuto Geral das Guardas Municipais.

   

Mais Lidas