Um total de 1.650 documentos reunidos em quase 4 mil páginas formam um grande inventário de dados sobre o folclore capixaba. O acervo, recolhido e organizado pelo folclorista Guilherme Santos Neves, apresenta uma série de publicações e anotações pessoais feitas por alunas que cursavam o ginásio do antigo Colégio do Carmo do ano de 1943 a 1959.
O registro será lançado em formato de publicação on-line na próxima quinta-feira (28), no auditório da Biblioteca Pública do Espírito Santo, na Enseada do Suá, Vitória às 19h. O evento é aberto ao público e no mesmo momento o acervo será liberado ao público pela internet.
O projeto do inventário foi realizado com a participação do Instituto Phoenix Cultura e organizado em várias etapas. A primeira delas foi o levantamento detalhado dos documentos, com indicações de assuntos, autorias, locais de ocorrência e data.
Outra etapa feita foi a de preparação dos registros, amenizando dobras e realizando pequenos reparos. Em seguida foi a vez da digitalização completa de todos os documentos e, por fim, a disponibilização de todo este acervo no site www.estacaocapixaba.com.br – o site já está no aberto a visualização
Serviço
O lançamento do registro online do folclore capixaba será lançado na próxima quinta-feira (28), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo – rua João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória. A entrada é livre e o acervo será disponibilizado no site www.estacaocapixaba.com.br.