Moradores e turistas que vão curtir o carnaval no Espírito Santo também podem contar com uma agenda de atrações culturais alternativa, e o que é melhor, gratuita. Exposições de arte, apresentações circenses e um festival com espetáculos teatrais, folclóricos e shows musicais, são as opções para quem pretende curtir o carnaval de outra forma.
Para o Carnaval de Vitória, que vai de 29 a 31 de janeiro, há cinco opções culturais. Algumas fora da Capital, como o Museu do Colono, em Santa Leopoldina; as apresentações do circo dos Irmãos Kyosky’s, em Vila Velha e Cachoeiro; e o Festival de Cultura Pocar, em Conceição da Barra. Em Vitória, as opções são o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) e o Palácio Anchieta, ambos no Centro de Vitória.
Recém aberta na Capital, a mostra Postais do Espírito Santo, em cartaz no Palácio Anchieta, conta com uma ampla coleção de cartões postais pertencentes ao Monsenhor Jamil Abib, que resgatam a história do Espírito Santo. São mais de 300 exemplares que mostram costumes da arquitetura e da identidade local. A exposição ficará aberta durante todo o feriado e a visitação é livre.
Em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) até domingo (31), a mostra Tentativas de esgotar um lugar reúne trabalhos de arte contemporânea construídos por seis artistas capixabas. Com curadoria do historiador de arte e editor Júlio Martins, a exposição chega à última semana de exibição com quase 1,5 mil visitantes. A visitação é aberta ao público.
Prontos para encenar um show dinâmico com acrobacias de solo, malabares, contorcionismo e muito bom humor, com direito a convidados de experiência nacional e internacional, a dupla de acrobatas Alcleir Junior e Wallace Alcântara, os irmãos Kyosky’s, se apresentam em três datas diferentes: nesta sexta-feira (28) em Cachoeiro de Itapemirim e sábado (29) e domingo (30) em Vila Velha. A entrada para os espetáculos é gratuita.
Até domingo (31), o município de Conceição da Barra, no Norte do Estado, vai sediar a quarta edição do Festival de Cultura Pocar. Com uma programação inteiramente gratuita, formada por espetáculos teatrais, shows musicais, apresentações folclóricas e debates, o evento visa valorizar e incentivar as ações ligadas ao patrimônio cultural na região quilombola do Sapê do Norte.
Localizado em Santa Leopoldina, o Museu do Colono oferece visita guiada para os turistas que desejam conhecer móveis, objetos e histórias do final do século XIX, pertencentes ao Casarão da Família Holzmeister. A visitação é gratuita.