A Praia Editora, apresentada há pouco tempo em uma matéria especial de Século Diário, lançou nessa terça-feira (2), em seu site oficial, o primeiro edital para seleção de textos inéditos. Os interessados devem realizar inscrição a partir do dia 10 de fevereiro. A editora está aberta para receber obras de autores de todo o Brasil, contanto que se enquadrem na proposta de enviar projetos em português ou espanhol.
O edital chega para fortalecer a proposta da Praia de manter a editora em rotatividade de produções publicadas pelo selo. Além disso, a iniciativa irá selecionar dois projetos, um acadêmico – encaixando-se na proposta inicial da Praia em lançar livros que sejam resultados de pesquisas – e outro não-acadêmico.
Todo o processo de publicação dessas obras será gratuito para os autores selecionados, desde o projeto gráfico até a assessoria de imprensa. Contudo, o processo de distribuição das obras será diferente. Enquanto a publicação do livro acadêmico continuará gratuita ao público, o livro não-acadêmico será distribuído na internet a partir de micropagamentos no valor de R$ 10,00.
A estratégia do lançamento do edital é fazer com que a editora online passe a experimentar, aos poucos, a entrada de recursos financeiros próprios, já que atualmente é o idealizador da Praia, o jornalista Gilberto Medeiros, que arca com todos os investimentos, também a partir de colaboração de parceiros, no que se refere a publicações e trabalho de divulgação pela internet.
A editora também anunciou que o material não selecionado, mas indicado à publicação pela Comissão Julgadora, será negociado à parte com os autores. E como de costume, a Praia liberará o edital mediante uma ‘troca’ com o público, assim como faz com os downloads dos livros: o edital é liberado gratuitamente pelo preço de um tweet ou uma publicação no facebook.
Serviço
As inscrições no edital da Praia Editora serão abertas no dia 10 de fevereiro gratuitamente para escritores e acadêmicos de todo o Brasil.