Desde 1992 o Festival de Teatro de Curitiba realiza edições e reúne artistas e companhias de teatro do Brasil e do exterior para vivências artísticas no Sul do país. Por lá não só o teatro forma a programação, mas a dança, o circo, o stand-up, o improviso, o teatro físico e até gastronomia ganham espaços para serem apresentados ao público em todas as suas propostas e inovações. Neste ano mais uma edição do festival se aproxima, marcando o 25° ano do evento em execução – que será realizado entre 23 de março e 3 de abril.
Reunindo atores de companhias de diversos lugares do Brasil, o Espírito Santo não ficou de fora da programação. O grupo Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí e o ator e performer Luiz Carlos Cardoso integram a programação. Junto a eles outros atores procuram apoio financeiro para conseguirem levar quatro espetáculos ao festival, que já se configura como o maior do país. Os atores fazem parte do curso de artes cênicas da Universidade de Vila Velha (UVV). A proposta é levar 40 alunos para apresentações nos teatros da cidade, mas para isso será preciso viabilizar um ônibus e hospedagem por três dias em Curitiba.
A forma encontrada para conseguir os recursos é captar apoio financeiro direto, organizado pela coordenadora do curso e atriz, Rejane Arruda. De acordo com Rejane, todo apoio será bem recebido, desde o oferecimento de serviços de transporte ou doação em espécie para as despesas de hospedagem dos alunos em Curitiba. Para doar basta entrar em contato com Rejane por meio do email [email protected].
Os alunos querem apresentar as peças Romeu e Julieta e Quem tem Medo de Plínio Marcos?. Ambos os espetáculos foram desenvolvidos ao longo dos curso. Navalha na Carne e As Criadas, frutos de pesquisas de iniciação científica, também estão dentro da programação do Festival de Teatro de Curitiba – estes dois último compõem o projeto MauvaisMots, em parceria com a Cia Nós de Teatro.
Serviço
Para colaborar com alunos do curso de artes cênicas da UVV basta entrar em contato com a coordenadora do curso, Rejane Arruda, pelo email: [email protected]