domingo, novembro 17, 2024
25.5 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Spotlight revela um dos maiores escândalos de pedofilia do século21

 
Acaba de chegar às salas do Cinemark e do Cine Jardins, ambos em Vitória, o filme Spotlight – Segredos Revelados. A obra é um tipo de suspense que há muito tempo não voltava a figurar nos cinemas, pois mescla uma história real com os bastidores do jornalismo. Para quem for acompanhar a estreia, as sessões no Cinemark estão disponíveis em dois horários, 19h10 e 22h10. Já no Cine Jardins a sessão acontece diariamente às 21h15
 
A trama que amarra Spotlight se passa em 2001, mas poderia muito bem se passar nos anos 80 ou 90, devido aos casos revelados que mais são críveis de se pensar em outras épocas. Contudo, a denúncia apresentada no filme é real. O drama mostra um grupo de jornalistas do jornal Boston Globe, nos Estados Unidos, amplamente conhecidos por formarem uma equipe apelidada de Spotlightespecializada em furos de reportagem, matérias que levam meses e até anos de apuração até que tudo seja revelado ao público. 
 
Numa busca por essas matérias, o grupo chega a acontecimentos alarmantes ocorridos em Boston, mas acobertados: casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Apesar de ser local, o fato ganhará, assim que a reportagem é publicada, repercussão mundial e um dos prêmios mais importantes do jornalismo, o Pulitzer, por revelar anos de conivência não só da arquidiocese de Boston com os casos de pedofilia, mas da Igreja Católica como um todo. 
 
O filme mostra os bastidores de como esse caso foi investigado – e também de como ele era profundo. Mas para quem espera uma obra em ritmo mais frenético, espanta-se ao lidar com um filme em ritmo mais lento, pois é assim que a investigação é feita pelos jornalistas, com cautela e cuidado.
 
Entre os atores principais estão Michael Keaton, Mark Ruffalo e Rachel McAdams, os jornalistas Boston Globe desdobram-se para reunir documentos capazes de provar os diversos casos de pedofilia envolvendo padres. Além disso, o grupo de jornalistas ainda mostra que o sistema judiciário tem conhecimento dos casos e, inclusive, também os acoberta.
 
Um dos pontos altos de Spotlight é quando as vítimas dos abusos contam como tudo acontecia e era escondido. A reportagem, além de trazer à tona duas décadas inteiras de abusos a crianças nas igrejas de Boston, mostra que cerca de 90 padres estão diretamente envolvidos nos casos. 
 
Serviço 
 
Cinemark – Shopping Vitória: Sala 7.  19h10. 22h10 (LEG)
– Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 21h15 (LEG)

Mais Lidas