domingo, novembro 17, 2024
25.5 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Arquivo Público digitaliza e dá acesso a documentos proibidos durante a ditadura Vargas

Aproximadamente quatro mil documentos gerados pelo Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP) – órgão criado durante a ditadura de Getúlio Vargas (1941 a 1946) foram digitalizados pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, no Centro de Vitória. São materiais relativos ao controle de jornais, radiodifusão, cinema, turismo, teatro, músicas ou qualquer outra criação artística que fosse considerada “ameaça” à imagem do presidente. O acervo permite aprofundar as pesquisas sobre a história das políticas culturais de comunicação no Brasil e seus impactos no território capixaba.
 
No Espírito Santo, o DEIP funcionou inicialmente na rua Pedro Palácios, no Centro de Vitória, censurando o trabalho da imprensa e propaganda. Com isso, todas as empresas jornalísticas, assim como as oficinas gráficas ou tipográficas, deveriam estar registradas junto ao Departamente Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP). 
 
Os trabalhos do DEIP atingiam diversas esferas do cotidiano dos capixabas. O órgão era responsável, por exemplo, pelos desfiles cívicos e homenagem ao aniversário do interventor federal e de Getúlio Vargas. A diversão pública e a vida cultural – filmes, teatros, espetáculos – também eram alvos de censura e necessitavam de certificados de aprovação do órgão. Até mesmo os circos e as partidas de futebol passavam pelo crivo do DEIP. As músicas, antes da gravação, tinham que ser encaminhadas para análise e deviam ser alteradas, se indicado.  Com isso, as notícias ou atos que contivessem críticas ao Estado Novo eram proibidas.
 
A atividade referente ao DEIP, na qual mais de 8,5 mil páginas foram digitalizadas, abrangeu a publicação de um inventário analítico em 2011, sob a supervisão de André Malverdes e Margarete Faria de Moraes, e a organização e higienização do acervo. Trata-se de uma parceria do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Arquivo Público.
 
Serviço
 
O Arquivo Público do  Espírito Santo está localizado na rua Sete de Setembro, 414, Centro de Vitória, com funcionamento nos horários de segunda às sexta-feira, das 10h às 17h30.

Mais Lidas