A Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres do Conselho Federal de Psicologia (CFP) estará na Universidade de Vila Velha (UVV), nesta sexta-feira (19), para promover, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP-16), a “Oficina Nacional de Riscos e Desastres: da prevenção à recuperação”. O evento contará com um simulado de atendimento às vítimas do desastre ambiental causado pelo rompimento da barreira de rejeitos de minério de Fundão, da Samarco/Vale/BHP, em Mariana (MG), e a iminência de um novo rompimento de outra barreira da mesma mineradora localizada no mesmo município.
A coordenadora da Comissão e psicóloga, Eliana Márcia Martins Fittipaldi Torga, será a palestrante da conferência de abertura da Oficina. “Vamos trabalhar (no simulado) com um plano de contingência de um risco que é real. Se Germano, maior das barragens localizada em Mariana, com 70 milhões de m³ de rejeitos, se romper, o que e como vamos fazer? O que precisamos fazer sabendo desse risco? O que temos que começar a fazer?”, questiona a psicóloga.
Ela explica que a Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres do CFP foi criada em 2014 com o objetivo de encaminhar a temática. Já foram realizadas oficinas em cinco estados.
“Cada oficina tem um eixo padrão que estamos levando para sensibilizar os parceiros das emergências e desastres sobre a importância da atuação dos psicólogos. Cada uma tem o seu formato próprio. No Pará e em Santa Catarina, foi sobre inundação. No Recife foi sobre o Zika Vírus. A Defesa Civil leva os seus planos de contingência para sabermos os riscos de cada local e depois, no exercício, simulamos como podemos recuperar isso”, explicou.
O evento é destinado a profissionais das mais diversas áreas de atuação e a estudantes de Psicologia que estejam cursando os 8º a 10º períodos nas instituições superiores de ensino no Estado; além de trabalhadores da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Serviço
As inscrições para a oficina são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente por meio da internet (www. crp16.org.br).