Era simples. Ou aparentemente simples. Naiara só queria fazer tatuagem com uma tatuadora de estilo autoral. Procurou aqui, ali, acolá e não achou. Só foi achar na Bahia, a Jéssica Rodrigues. “Por que essas mulheres não têm tanto destaque como os caras?”, questiona Naiara Abdalla, se referindo às tatuadoras e tatuadores de estilo autoral. Foi refletindo sobre mais esse límpido e corriqueiro exemplo do machismo nosso de cada dia que uma ideia lhe veio à cabeça.
Assim nasceu o Vem Com as Mina, feira cultural que estreia neste domingo (28) no Centro de Vitória com objetivo de dar visibilidade à produção cultural feminina. “O machismo está em todos os meios. As mulheres ainda têm que ralar muito para mostra seus trabalhos e no meio cultural é a mesma coisa. Percebemos que nos eventos as mulheres costumam aparecer como coadjuvantes da atração principal”, analisa Naiara, produtora e curadora do evento.
A programação reflete com clareza as dificuldades que as mulheres encontram para se afirmar. A edição traz exposições de artistas e músicos independentes, flashday com tatuadoras, ocupação artística, literatura, artesanato, gastronomia e corte de cabelo.
Naiara destaca as atrações femininas em gêneros que nossa sociedade de arraigadas raízes patriarcais tradicionalmente associa ao mundo masculino: a bartender Kaká, do Clube do Bartender; as atrações musicais no rap, com Preta Root’s (“um gênero completamente masculinizado, em que as mulheres sofrem muito preconceito”, diz Naiara), e no rock, com a banda My Magical Glowing Lens; e a DJ Ananda.
As tatuadoras Jéssica Rodrigues e Vanessa Baliana também participam do Vem Com as Mina.
Embora a área cultural seja mais uma das tantas trincheiras em que as mulheres lutam por reconhecimento, ela tem um privilégio específico: na cultura, as pessoas se identificam com mais facilidade, o que no final das contas opera como estímulo àquela menina ainda submetida pelas barreiras sociais para fazer suas coisas. “As pessoas criam referências”, diz Naiara.
Serviço
A primeira edição do Vem Com as Mina acontece neste domingo (28), a partir das 16h, na Casa Verde. Rua Cerqueira Lima, 97, Centro, Vitória. Entrada: R$ 10. Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook.