domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Vereadores aprovam proibição de plantios de eucalipto na Serra

Os vereadores da Serra aprovaram por unanimidade nessa quarta-feira (9) a proibição de novos plantios de eucalipto no município, além do prazo de cinco anos para o encerramento das plantações já existentes, sob pena de multa. O projeto segue agora para sanção do prefeito Audifax Barcelos (Rede).
A matéria (PL 311/15), protocolada em outubro do ano passado, recebeu 14 votos favoráveis. Em sua justificativa, o vereador Aldair Xavier (PTB), autor do projeto, alerta sobre a escassez hídrica registrada no Espírito Santo e o elevado consumo de água exigido por essa monocultura, que chega a 36,5 mil litros por ano, “com o agravante de os plantios serem feitos próximos aos mananciais, inclusive em áreas de recarga, que são os topos de morros e aquíferos”. 
O vereador também destaca os impactos do crime da Samarco/Vale-BHP ao rio Doce, o que reforça, segundo ele, a necessidade de se preservar os recursos hídricos.
“Nesse contexto de incertezas, é preciso garantir a manutenção dos recursos ainda existentes”, pontuou. 

O projeto conta ainda com as assinaturas dos vereadores Nacib Haddad (PDT), Antônio Boy do INSS (PMDB) e Basílio da Saúde (Pros).

No município da Serra, que tem cerca de 70% de zona rural, as principais atividades são a pecuária, silvicultuta, café e fruticultura. Além da questão hídrica, os plantios de eucalipto têm relação direta com a escassez do solo e desmatamento. 

Mais Lidas