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Por dispensa de licitação, a Prefeitura de Vitória escolheu a Samba Transportes Sustentáveis LTDA para implantar, operar e manter o sistema de bicicletas públicas compartilhadas na cidade. O prazo de vigência será de 36 meses. O resumo do contrato de permissão, publicado no Diário Oficial do município desta quinta-feira (24), não divulga o valor acordado entre empresa e prefeitura.
 
A prefeitura não aportará recursos para a execução do projeto. A viabilização e disponibilização dos equipamentos serão de responsabilidade da permissionária do serviço.
 
O regime de dispensa de licitação foi escolha da prefeitura após três licitações fracassadas. O edital foi lançado em janeiro de 2015 com grande expectativa. O prefeito Luciano Rezende (PPS) implantava duas importantes ciclovias para a cidade: acabara de inaugurar a entre Praia de Camburi e a Praça dos Namoradores e ia abrir a “ciclovia das Docas”, no Centro de Vitória. 
 
Mas concorrência foi suspensa ainda ao final do mês janeiro por solicitação do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), após questionamento feito por uma das empresas concorrentes sobre as condições de participação. Na segunda e na terceira vez a falta de interessados se misturou com problemas na documentação. O certame, em suma, não deslanchou.
 
O prefeito não desistiu. Em janeiro deste ano, garantiu que ainda neste semestre a cidade teria um sistema de compartilhamento de bikes. Desde que eleito, Luciano Rezende defende a adoção de modais alternativos de mobilidade. Mas, se na teoria as intenções são boas, na prática, a realidade é outra. A infraestrutura cicloviária de Vitória ainda é deplorável, com falta de conectividade entre as ciclovias e sinalização deficiente. 
 
Às vésperas das eleições e com uma vitrine sem grandes atrativos, o candidato à reeleição anda à caça de projetos de impacto. Aqui entra o sistema de compartilhamento de bicicletas. Mas implantar uma autêntica rede cicloviária na cidade, Luciano não implantou. É uma contradição que ele deve confrontar: como compartilhar bicicletas numa cidade cuja infraestrutura cicloviária é deficiente? Bela questão.  
 
A Samba Transportes Sustentáveis é uma empresa do grupo Serttel, a mesma que opera os sistemas de bicicletas públicas de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Distrito Federal (DF) e São Paulo (SP) com patrocínio do Itaú Unibanco. 
 
Está prevista a distribuição de 250 bicicletas em 25 estações. Entre os locais, estão a orla de Camburi, Praça dos Namorados, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Praia do Canto e nas avenidas Adalberto Simão Nader, Fernando Ferrari e Serafim Derenzi.

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