quinta-feira, dezembro 26, 2024
26.6 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Novos amigos?

A movimentação entre PSB e DEM no sul do Estado, evidentemente, não acontece à revelia de suas respectivas estrelas de maior grandeza: o ex-governador Renato Casagrande e o presidente da Assembleia Legislativa Theodorico Ferraço. Essa aproximação pode resultar numa aliança frutífera na qual  ambos podem sair ganhando. Mas veja bem, podem. 
 
A grande dúvida é sobre o limite dessa aproximação para cada um dos lados. Até porque, em relação a Casagrande é possível avaliar uma intenção, mas quanto a Ferraço não dá para saber exatamente qual o interesse dele nessa história. 
 
Casagrande tem um problema e tanto na cabeça. Assim como em 2014, a base do atual governador Paulo Hartung (PMDB) tem a missão de tentar rejeitar as contas do socialista para tirá-lo do jogo político. Como presidente da Assembleia, Ferraço não tem como evitar a votação ou o resultado, mas tem como protelar a entrada da discussão na pauta, o que favorece as movimentações do socialista. 
 
Ferraço começou o ano disparando contra o Palácio Anchieta por causa das demandas não cumpridas. Ele também não gostou nada da articulação de aproximação do governador com Rodrigo Coelho, levando-o primeiro para a Secretaria de Assistência Social e depois para o PDT, criando condições para que ele se destaque como liderança na base de Ferraço
 
Antes disso havia uma intenção até de colocar Coelho na presidência da Assembleia ao fim do mandato de Ferraço. O Demista se sentiu desprestigiado pelo governador. Neste sentido, Ferraço parece estar aproveitando a dicotomia estabelecida no Estado para mandar os seus recados. 
 
Por isso, a expectativa à experiência do sul pode trazer frutos na política estadual ou em caso de reação do governador Paulo Hartung à movimentação do deputado, é melhor esperar as cenas dos próximos capítulos.  
 
 
Fragmentos:
 
1 – A União dos Estudantes Secundaristas do Espírito Santo (Ueses) divulgou carta à sociedade em defesa da democracia e convoca os estudantes a irem às ruas. 
 
2 – Com agenda política em Brasília nessa quarta-feira (30), o botafoguense Renato Casagrande aproveitou o embalo para assistir ao empate entre Flamengo e Vasco no estádio Mané Garrincha.
 
3 – Já o governador Paulo Hartung (PMDB) cumpriu agenda em Pedro Canário, norte do Estado. Autorizou obras do Programa Caminhos do Campo e abraçou um flamenguista. 

Mais Lidas