André Ruschi é o fundador da Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi, localizada em Santa Cruz, no município de Aracruz (norte do Estado), onde vivia. Dedicado à causa ambiental, ele manteve a estação com muita dificuldade.
Os amigos o descrevem como um ser da floresta, que dedicou a vida à causa ambiental e, mesmo às vezes incompreendido, nunca abriu mão de lutar pelo que acreditava.
Nas redes sociais, admiradores, amigos e ambientalistas lamentam a morte de André Ruschi, destacando o comprometimento e a dedicação à causa ambiental.
O Fórum Capixaba das Entidades em Defesa da Bacia do Rio Doce divulgou uma nota nesta terça-feira em que lamenta a morte do ambientalista e destaca que, desde o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), no dia 5 de novembro do ano passado, André Ruschi denunciou incansavelmente as diversas consequências que esse crime ambiental traria para a biodiversidade. “Assim que ocorreu o fato, ele exigiu publicamente que a Vale, Samarco e BHP Billiton revertessem os danos causados, cobrou o comprometimento do governo federal e dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais com o meio ambiente e o ser humano, além de conclamar a sociedade civil a se mobilizar”, diz a nota.