Carmélia Maria de Souza (1936-1974) foi uma das mais importantes cronistas do Espírito Santo. Dona de um humor irônico, transformou-se em uma das figuras mais emblemáticas da cultura capixaba. O temperamento e a obra da escritora tornaram-se inspirações para a criação do espetáculo de dança Teoria Geral da Fossa, da Cia. de Dança Balé da Ilha, que estreia nesta quinta-feira (7), às 20h, no Theatro Carlos Gomes, Centro de Vitória; e segue com mais uma apresentação na sexta (8) em mesmo horário.
O projeto nasceu da parceria entre a professora Karla Ferreira, responsável pela Cia. Balé da Ilha, e a artista-bailarina Eliane Miranda, com o objetivo de preservar a memória da escritora, conhecida como Cronista do Povo, no final dos anos 50.
Carmélia representou toda uma geração de boêmios e intelectuais no cenário artístico capixaba. De acordo com o bailarino e produtor executivo do projeto, Maicom Souza, o processo de criação do espetáculo fez um mergulho na obra da cronista por meio de reportagens, depoimentos de amigos e da leitura do livro Vento Sul.
“A partir desta pesquisa fomos para o processo de criação coreográfica. As partituras corporais não são com base na biografia de Carmélia, e sim, nas sensações que a obra dela despertou nos bailarinos” explicou Maicom Souza.
Serviço
O espetáculo Teoria Geral da Fossa tem apresentação nesta quinta (7) e sexta-feira (8), às 20h, no Theatro Carlos Gomes – avenida Jerônimo Monteiro, s/n, Centro de Vitória. A apresentação desta quinta é aberta ao público; já a de sexta custa R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).