quinta-feira, dezembro 26, 2024
30.5 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Resumo do resumo

Essa história da senadora Rose de Freitas (PMDB) e os cargos da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) está mal explicada. No jornal A Gazeta desta quinta-feira (7), dentro do contexto do desembarque do seu partido do governo Dilma, Rose diz que não tem mais ninguém da sua cota no órgão e, antes, só tinha um nome de diretoria. O mercado político, no entanto, aposta o contrário. A começar pelo irmão da senadora, Edward Freitas, que hoje coordena o setor de Suprimentos e Serviços (Coserv), mas já está na Codesa tem tempo, alternando cargos importantes. Até o mês passado, o então diretor-presidente, Graciano Ulisses Merlo (ainda é do Conselho de Administração), também era indicação atribuída a Rose e teria deixado o cargo com apenas dois meses, por desavenças com a senadora. O anterior a Graciano, Clovis Lascosque, igualmente era conhecido como da cota de Rose. Outros nomes que teriam ligação com ela são o atual diretor de Infraestrutura e Operações, Guilherme Magalhães, a diretora de Planejamento, Mayhara Monteiro Pereira Chaves, e o diretor de Tecnologia e Informação, Ricardo Saiter Mota. Apesar do contexto dos cargos encontrar eco nos bastidores, principalmente após o início do governo Dilma, Rose jura que não tem nada ver com o loteamento político da Codesa, já criticado diversas vezes pelo sindicato da área. Mas, diante dessa listinha, no mínimo, no mínino, a senadora é ótima de síntese – essa conta está difícil de fechar – ou de esquiva!

Detalhe

O atual cargo do irmão de Rose está vinculado à diretoria de Administração e Finanças da Codesa, entregue ao ex-deputado estadual Roberto Carlos, do PT, como prometido após o papel desempenhado por ele na disputa ao governo, de auxilar do governador Paulo Hartung (PMDB). No bom português, “laranja”.

Segue…
A propósito, muitos nomes dessa lista foram divulgados no final do ano passado pela Agência Congresso. Na época, Rose não negou nada. É que agora o clima está quente. 
Mais
Fora da Codesa, Rose teria indicação também na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o superintendente estadual, Nilton Jose de Andrade. Pela matéria de A Gazeta, ela só assume esse cargo.
Todo mundo?
Em meio à polêmica, o presidente do PMDB no Estado, deputado federal Lelo Coimbra, oficiou a presidente Dilma nesta quinta-feira (7) para informar da posição de colocar à disposição todas as cadeiras de indicação de membros do partido. Quero ver como faz com esses cargos que são apontados como indicação, mas os políticos juram que não.
Sem saída
Notícias da Rádio Corredor do Tribunal de Contas do Estado (TCE) dão conta de que o deputado estadual Edson Magalhães, agora no PSD, esteve por lá nessa quarta-feira (6), acompanhado do também deputado e correligionário Enivaldo dos Anjos. Circularam pelos gabinetes, conversa aqui, conversa acolá, mas não teve jeito. Magalhães deixou o prédio cabisbaixo.
Sem saída II
Desta vez, parece que caiu a ficha de Edson de que sua candidatura a prefeito em Guarapari foi pro brejo. Dizem que nem mesmo os recursos protelatórios que ele apresentou no Tribunal são capazes de reverter o cenário. Muito menos a mão de Hartung. Aliás, ao contrário do que o deputado espalha por Guarapari, o governador não teria mexido um dedo sequer para salvá-lo.  
Quem vai?
O burburinho da vez em Colatina (noroeste do Estado) é o seminário do PSB do próximo dia 18. O evento contará com a presença do ex-governador Renato Casagrande, do ex-secretário de Saúde Tadeu Marino e do deputado federal Paulo Foletto. A expectativa é uma só: anúncio do candidato a prefeito pelo partido este ano. 
Quem vai II?
Embora esconda o jogo político, Foletto tem a prioridade na fila para disputar. Já Tadeu avisou tem tempo: está à disposição do PSB, pronto para entrar na guerra eleitoral.
Lados diferentes
O capixaba Kauê Oliveira, presidente nacional da juventude do PP, encaminhou ao senador Ciro Nogueira uma carta de apoio da maioria dos presidentes estaduais da Juventude Progressista à decisão da Nacional de permanecer na base do governo Dilma. Posição é contrária ao que defende o presidente estadual da sigla, deputado federal Marcus Vicente, a favor do impeachment.
Circulando
O senador Ricardo Ferraço (PMDB) dá mais um “role” pelo Estado com seu projeto “Diálogos com o senador”. Será nesta sexta-feira (8), às 19h30, na escola Nazareth (antigo CNEC), Domingos Martins (região serrana).
Nas redes
“O que está acontecendo com a educação no Espírito Santo desde o ano passado, com o governo estadual fechando escolas e turmas de norte a sul do estado, é um completo absurdo”. (Ex-governador Renato Casagrande – PSB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“Os interesses particulares fazem esquecer facilmente os interesses públicos”. Montesquieu

Mais Lidas