sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Agentes comunitários de saúde e de controle de endemias protestam por reajuste do piso nacional

Os agentes de comunitários de saúde (ACS) e de controle de endemias (ACE) se reuniram em manifestação em Brasília nesta quinta-feira (14) para cobrar do o reajuste salarial do piso nacional da categoria. Representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado (Sindsaúde-ES) estiveram no protesto.

Os representantes dos trabalhadores foram recebidos pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro e tiveram uma reunião com os técnicos da mesa nacional de negociação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Sindsaúde foi aceito como parte do grupo de trabalho que discute a implementação do reajuste, que tem reunião agendada para o dia 17 de maio.

Além de cobrarem o reajuste do piso nacional, os representantes do Sindsaúde também protestaram contra o Projeto de Lei 257/2016, que tramita na Câmara dos Deputados, e flexibiliza o pagamento das dívidas dos estados.

A contrapartida da matéria é o congelamento dos salários dos servidores públicos por, pelo menos, dois anos. O projeto dá prazo de mais de 20 anos para os estados pagarem as dívidas com a União e outros 10 anos para o pagamento de dívidas com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), além de desconto de 40% nas prestações mensais da dívida por dois anos.

Também não há concessão de aumento real e o projeto prevê ainda a privatização de empresas estatais implícita na possibilidade de a União aceitar ativos pertencentes aos Estados – empresas públicas e participações acionárias majoritárias – para futura alienação.

Mais Lidas