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Governo Hartung encaminha contratação de agências em nova licitação de publicidade

O governo do Estado divulgou, nesta terça-feira (19), o resultado do julgamento das propostas comerciais da nova licitação de publicidade. Todas as quatro agências vencedoras na fase de proposta técnica apresentaram o mesmo percentual de desconto sobre custos internos e nos honorários de serviços. Essa fase é a última antes da proclamação do resultado final do certame, que prevê o rateio do bolo de até R$ 73 milhões em verbas publicitárias apenas em 2016.

De acordo com o aviso publicado no Diário Oficial, as empresas Aquatro (em dois lotes: 01 e 03), MP Publicidade (lote 02), Ampla Comunicação (lote 04) e Fire (lote 05) devem ser as vencedoras da licitação conduzida pela Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom). Na fase anterior do certame, a comissão especial de licitação analisou os planos de comunicação apresentados pelas 17 agências de publicidade interessadas.

As donas das melhoras notas na fase de proposta técnica oferecem um desconto de 51% sobre os custos internos em relação à tabela do sindicato do setor, além da cobrança de 9% de honorários (o máximo admitido era de 10%) sobre os custos de serviços e suprimentos externos, quando não geram veiculação. No caso das peças veiculadas na mídia, as agências recebem uma comissão paga pelos veículos de comunicação.

Também participaram da licitação as empresas ArtCom, DPZ, Agência Nacional, Fazenda Comunicação, Teia Comunicação, Danza Estratégia, Pop Corn, Nova/sb, Set Comunicação e Prisma Propaganda. Deste total, apenas sete apresentaram propostas em todos os lotes. A licitação dividiu as várias secretarias de Estado e autarquias públicas em lotes diferentes, característica semelhante ao orçamento, que diluiu o bolo dos gastos em publicidade nas dotações orçamentárias das pastas.

Os cinco lotes foram divididos entre: (1) Detran, R$ 17,06 milhões; (2) Secult, Setur, Seag, Incaper, Idaf, Iema, Sesa, Polícia Civil e Militar, Corpo e Bombeiros, Sesp, Sejus, Iases, Procon, DER-ES e Setop, R$ 15,4 milhões; (3) Sedu, Fames, Secti, Fapes, Sesport, SEP, IJSN, Aspe, Arsi, Idurb, Sedurb, Aderes, Suppin, Sedes, Seger, Esesp e Seasm, R$ 13,8 milhões; (4) Prodest, Secont, PGE, SEG, Arquivo Público, DIO, RTV, Secom, Sefaz e Jucees, R$ 13,11 milhões; e (5) Banestes, Bandes e Cesan, R$ 14 milhões.

Nas secretarias, os valores serão destinados à divulgação institucional, enquanto os bancos estatais vão dividir os recursos entre publicidade institucional e mercadológica. No caso do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e das pastas de Educação (Sedu) e Saúde (Sesa), a licitação destina uma parte do bolo da publicidade para a realização de campanha educativas.

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