domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Bernadette Lyra toma posse na Academia espírito-santense de Letras

Como uma das escritoras locais mais conhecidas e com amplitude em território nacional, Bernadette Lyra (foto ao lado) assume na próxima quinta-feira (28), a partir das 19h, na Biblioteca Pública Estadual, em Vitória, a posse da cadeira número 1 da Academia Espírito-santense de Letras (AEL). Na ocasião o acadêmico Francisco Aurélio Ribeiro fará o discurso de saudação. O evento é aberto ao público. 
 
A eleição para decidir sobre a ocupação da cadeira foi feita no início de fevereiro e, agora, em abril, a escritora toma posse como a quinta ocupante que passou pela posição. Aliás, quem estava em posse do lugar anteriormente era o escritor e ex-prefeito de Vitória Ferdinand Berredo de Menezes, que faleceu em setembro de 2015. Com a entrada de Bernadette, dez mulheres ocupam atualmente as cadeiras – em um total de 40 assentos, o que faz a representação feminina ser de apenas 1/4 da academia. 
 
Bernadette Lyra é de Conceição da Barra, no norte do Estado, e estreou na literatura com a obra As Contas no Canto, de 1981. De lá até aqui, a escritora já lançou cerca de 12 livros que passeiam pelo romance, contos, novelas e até pelo cinema – visto que a escritora é especializada também nessa área e atua como professora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). 
 
Um de seus livros mais reconhecidos é o recente A Capitoa, lançado em 2014 e que protagoniza a personagem histórica Luiza Grimaldi,a primeira mulher a ocupar um alto cargo no Espírito Santo do século XVI e que era esposa de Vasco Fernandes Coutinho Filho. Contudo, grandiosas obras foram lançadas antes de A Capitoa, como Memória das ruínas de Creta (1997), uma ficção sobre a história ilha de Vitória – livro que rendeu à escritora indicação ao Prêmio Jabuti na época. 
 
A Academia Espírito-Santense de Letras foi fundada em setembro de 1921 e sua sede fica na antiga casa do Prof. Kosciusko Barbosa Leão, em Vitória. A academia atualmente tem como membros de suas cadeiras grandes escritores e escritoras como José Roberto Santos Neves, Anaximandro Oliveira Amorim, Jeanne Bilich e muitos outros. O local é apresentado como um “cultivo da língua nacional e das belas artes” em território local e possui site oficial onde é possível acompanhar as atividades 
 
Serviço
 
A posse de Bernadette Lyra na cadeira número 1 da Academia Espírito-santense de Letras será realizada na próxima quinta-feira (28), a partir das 19h, na Biblioteca Pública Estadual – avenida João Batista Parra 162, Enseada do Suá, Vitória. O evento é aberto ao público.

Mais Lidas