domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Quinto filme dirigido por Paula Gaitán estreia em Vitória

 
Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán, chega finalmente ao circuito comercial de cinema retratando temas como o universo da mulher e das relações amorosas, bem como a morte, as perdas e a memória afetiva.
 
Exilados do Vulcão é o quinto filme dirigido por Paula Gaitán, cineasta, poeta, fotógrafa e artista visual com uma sólida carreira em documentários desde 1983, incluindo seis longas-metragens, dezenas de trabalhos de curta ou média metragens para cinema e televisão, instalações e trabalhos de vídeo arte para diversas exposições coletivas. O filme chega às telas do cinema no Brasil a partir desta quinta-feira (28), com estreia  no Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. 
 
Realizado com equipe e elenco brasileiro e internacional, que inclui o diretor de fotografia peruano Inti Briones; e protagonizado pelo italiano Vincenzo Amato; e pela brasileira Clara Choveaux, o filme combina o olhar de poeta e artista visual de Paula Gaitán com um potente trabalho dramatúrgico, abrindo novos caminhos para abordar questões humanas universais: o amor, a memória e a morte, o ciclo primordial da vida e da terra que se espalha com grande força imagética por toda a extensão da tela do cinema.
 
O filme conta ainda com a colaboração do roteirista e diretor Rodrigo de Oliveira, que criou o roteiro juntamente com Paula Gaítan, a partir do premiado romance Sobre a Neblina, da mineira Christiane Tassis. A trilha musical tem a participação especial de Elza Soares.
 
O trabalho de Paula Gaitan é marcada por obras singulares de grande impacto estético e visual. Em Exilados do Vulcão, finalizado em 2013, a sensibilidade dos ensaios audiovisuais de Paula Gaitán se encontra pela primeira vez com a dramaturgia de ficção, abrindo um novo território para a criação no cinema.
 
Na historia, uma mulher conseguiu salvar do incêndio uma pilha de fotografias e um diário com frases escritas à mão. Estas palavras e rostos são os únicos rastros deixados pelo homem que ela um dia conheceu e amou.  Cruzando montanhas e estradas, ela tenta refazer os passos dele. Os lugares que ela visita carregam pessoas, gestos, lembranças e histórias que, pouco a pouco, se tornam parte de sua vida. 
 
A obra foi a grande vencedora dos prêmios de Melhor Filme e Melhor Desenho de Som no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; e levou Prêmio Especial do Júri no XI Panorama Coisa de Cinema.
 
Serviço
 
Exilados do Vulcão entra em exibição no Cine Metrópolis, com sessão às  19h50 a partir de sexta (29). O cinema fica na Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. Os ingressos custam R$10,00 (inteira); R$5,00 (meia)

Mais Lidas