domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Escritor Francisco Grijó assume Secretaria de Cultura de Vitória

O escritor Francisco Grijó foi anunciado na manhã desta sexta (29) como o novo secretário titular da pasta de cultura de Vitória. A decisão veio logo após uma carta aberta do Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória, denunciando a precariedade atual da gestão da pasta – documento lançado ao público no início deste mês de abril. 
 
A gestão cultural no município de Vitória já estava estremecida com a classe artística desde 2013, quando o comando da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc) passou a ser trocado com frequencia. Para descontentamente da classe, se revesavam à frente da pasta pessoas que não estavam diretamente ligados à area cultural da cidade. Em maio de 2014, a escritora Ana Laura Nahas assumiu a pasta, atuando até janeiro deste ano e deixando a Secretaria para seguir com seus projetos pessoais. 
 
Com a saída de Ana Laura Nahas, Leonardo Krohling acumulou interinamente a pasta, o que despertou mais uma vez o incomodo da classe artística, que passou a interpretar as trocas constantes como descaso da prefeitura. A insatisfação resultou na carta aberta. Outro ponto destacado no documento foi a negativa do acúmulo de funções de Leonardo Krohling, que também é secretário de Turismo e Trabalho e Renda.
 
A entrada de Grijó, que já é uma figura conhecida em Vitória por sua intensa atuação na área literária do Estado, como escritor e professor, é positiva no sentido de colocar na Secretaria uma pessoa inteirada com o movimento cultural da cidade. Contudo, esse aspecto pode também não significar muita coisa, visto que a Semc não tem gerido a cultura do município com ações efetivas de movimentação das políticas culturais. 
 
As grandes falhas das últimas gestões da pasta recaem sempre sobre dois pontos: a falta de diálogo com a classe artística e o descomprometimento da administração com a garantia da execução do Plano Municipal de Cultura de Vitória.  Somado a isso, a Semc também é criticada por concentrar suas ações em eventos e ações pontuais de cultura e entretenimento. 
 
Histórico
 
Grijó tem 54 anos e é professor de Gramática e Literatura desde os anos 1980 no Estado. O escritor já publicou livro de contos, romances e crônicas, totalizando oito obras lançadas.  Entre suas publicações estão: Diga adeus a Lorna Love (contos, 1987); Um outro país para Alice (contos, 1989); Com Viviane ao lado (romance, 1995); Mulheres – diversa caligrafia (diversos autores, contos, 1996); Licantropo (contos, 2001); Histórias curtas para Mariana M (romance, 2009); e Todas Elas Agora (contos, 2013). 

Mais Lidas