Como dizia o poeta Manoel de Barros, “tudo que a gente é mais tarde, vem da infância”. E é com essa linha de pensamento que o grupo Quintal Mobile promove de 15 a 22 deste mês o Festival Sementes Livres, em um local inustado: a beira da Lagoa da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campos de goiabeiras, em Vitória.
A intenção do festival é unir ao ar livre arte, cultura, criatividade, ideias, imaginação, natureza, oficinas e vivências artísticas, tudo isso voltado para crianças, familiares, artistas e público em geral. As atividades são gratuitas.
As vivências do festival ptretendem proporcionar às crianças um ambiente lúdico, em um ateliê a céu aberto com acesso a materiais que lhes permitam expressar sobre os temas trazidos à tona.
As atividades serão intercaladas entre vivências mediadas por artistas, educadores e agricultores e espaço para a livre expressão e o brincar solto e espontâneo característico das crianças. “As crianças são como as sementes: complexas, sensíveis, inteligentes, vulneráveis e precisam ser zeladas. Cuidar das sementes e da infância é cuidar das gerações futuras no presente”, destaca a organizadora do evento, Fabíola Melca.
O festival será formado por cinco estações de trabalho: Estação Ser, Semear, Germinar, Cuidar e Colher, com um desenho circular entre elas, dando autonomia às crianças para mover-se de um lado para o outro. Cada estação terá três mediadores para vivências, um artista, um educador e um agricultor. Também estará aberto o espaço para uma feira agroecológica e uma mostra de trabalhos e projeto ecopedagógicos.
Serviço
O Festival Imaginário SeMentes Livres será realizado de 15 a 22 deste mês na Lagoa da Ufes – avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A participação é livre.