A importância da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim para a cultura popular do sul do Espírito Santo é notória. A Associação existe desde 2001 e conta atualmente com 23 grupos folclóricos que se misturam em manifestações tradicionais de maculelê, folia de reis, caxambu, puxada de rede, samba de roda e diversas outras. Além deles, pesquisadores associados integram a entidade no intuito de contribuir com projetos e pesquisas.
Até então a entidade mantinha na internet um site, mais semelhante a um blog, que era responsável por divulgar as ações, eventos e informações sobre a associação e seus grupos de modo bastante precário. Contudo, neste mês de maio um novo portal foi lançado para substituir o antigo.
Um dos principais pilares que sustentam o projeto do novo site é a atual possibilidade de se mostrar como fonte de pesquisa acadêmica sobre o folclore local. No site, as áreas de maior riqueza cultural se resumem a apresentação muito bem detalhada das manifestações culturais de cada grupo associado, assim como a história de vida de cada um dos mestres dos grupos, com depoimentos, fotos e destaque de suas atuações.
Maria Laurinda Adão, sua irmã Aldemira Adão, José Paulino da Silva e Adílio Quirino da Silva (fotos acima) são alguns dos mestres que têm suas historias destrinchadas no site.
A história da associação também está estampada no novo portal, com apresentação de seus projetos realizados até hoje, as pessoas que estão à frente da entidade, os grupos ligados e muito acervo histórico a ser explorado. Em tempos da era tecnológica, deveras era preciso tal iniciativa no intuito de fazer seguir a propagação e a pesquisa da cultura popular brasileira nas redes.